Relatorio de ondas bidimensionais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL






ONDAS BIDIMENSIONAIS NO MEIO LÍQUIDORelatório apresentado ao Professor Delmar Leda de Ataíde, como um dos pré-requisitos para obtenção de nota parcial na disciplina de Introdução à termodinâmica, vibrações e fluídos.


MANAUS
AGOSTO -2011


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A maior dificuldade para os professores no momento de explicar ondas é a abstração que o aluno tem que ter para poder visualizar tridimensionalmente as figuras, etambém aceitar as “leis” que lhe são impostas, sem demonstrações ou exemplificações, o máximo que o professor faz geralmente é caprichar nos desenhos da lousa ou passar uma boa projeção.
Esseexperimento demonstra de maneira clara e perfeita os tipos de ondas que podem existir em meios líquidos (ondas circulares e ondas retas), os tipos de interferência que uma onda pode sofrer: reflexão(demonstrando a lei de reflexão, a reflexão em espelhos planos, côncavos e convexos), refração (demonstração da mudança de velocidade com variação da altura da coluna de água, e a lei de Snell-Descartes),difração, demonstração da capacidade da onda em contornar os obstáculos, demonstração do comportamento de uma fenda como fonte de ondas como fenda de Young e o princípio de Huygens.
Essa demonstração vaifacilitar em muito a aprendizagem dos alunos, e isso é o que mais incentivou a pesquisa e o desenvolvimento do experimento.

ONDAS BIDIMENSIONAIS NO MEIO LÍQUIDO
OBJETIVOS
* Identificar pulsoscirculares e retos, num meio líquido;
* Identificar ondas periódicas, circulares e planas, num meio líquido.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Ondas Mecânicas são ondas que necessitam de um meio materialpara se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Ondas bidimensionais são...
tracking img