Relatorio de observação em uma casse de educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATORIO DE OBSERVAÇÃO EM UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO
Após as atividades de estágio de observação e regência destacou a importância do brincar e dos jogos para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Um assunto que assume um caráter de grande seriedade tem merecido atenção não só de psicólogos e educadores, como também de pesquisadores de outras áreas do conhecimento,que apontam o brincar como algo indispensável para o completo atendimento das necessidades das crianças. Brincando, a criança aprende a se colocar na perspectiva do outro, a representar papéis do mundo adulto que irá desempenhar mais tarde, bem como desenvolver capacidades físicas, verbais e intelectuais.
Essa observação é muito importante para a formação profissional, pois através destaaproximação com o cotidiano escolar, traz assim um maior conhecimento da dinâmica desenvolvida na escola.
No primeiro momento apresenta-se a fundamentação teórica do trabalho a ser desenvolvido e faz-se uma apresentação sobre a importância de leitura especializadas no assunto onde adquiri-se maior conhecimento. Passando então para a fase do desenvolvimento e por fim a conclusão e as referencias.
OBJETIVOGERAL
Proporcionar ao aluno vivencia em diferentes dimensões de atuação profissional, promovendo a articulação entre teoria e prática e a reflexão sobre a busca de soluções para situações problema características do cotidiano escolar, de forma contextualizada, critica e atualizada, formando professores pesquisadores, que (re) pensem seu trabalho e estimulem o desenvolvimento do pensamentocientifico e criador, com foco nas artes, recreação e jogos como área de estudos, bom como sua utilização como estratégia de atuação pedagógica no estimulo ao processo de aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
 Articular teoria e prática de forma sistematizada, propiciando o saber, o fazer e a compreensão do que se fez, através da reflexão-ação, nas situações de observação, participação e intervenção,tendo como referencial teórico os RCN – Referencias Curriculares Nacional para a Educação Infantil e autores renomados.
 Construir um perfil profissional competente e comprometido com o processo educativo, respeitando as características de cada aluno, na busca do conhecimento cientifico bom como as relações interpessoais existentes na escola.
 Elaborar materiais didáticos – pedagógicos para asintervenções.
 Trabalhar com auto-avaliação das ações desenvolvidas e avaliação do estágio.
DESENVOLVIMENTO
O estágio realizado na Unidade da EMEFEI “Professora Diva Bassi Munhoz”, pertencente à rede municipal de ensino de Rancharia/SP, foi muito importante para mim, já que não possuía experiência na área formal da educação, principalmente com crianças de faixa etária inferior a 6 anos.
Noperíodo de estágio, estive acompanhando as atividades escolares propostas, as atividades desenvolvidas pelos alunos, e o andamento das atividades, realizadas na Pré-Escola , composta por 20 alunos com idade entre 4 e 5 anos, no período matutino, na referida escola, pautando-me no critério da Observação Participante requer: segundo Chizzotty (2003, p.90) "a observação participante ou direta é obtidapor meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para recolher as ações dos atores em seu contexto natural, a partir de sua perspectiva e de seus pontos de vista".
Na data e horário previsto para início do estágio, apresentei-me a Coordenadora da Unidade EMEFEI “Professora Diva Bassi Munhoz”, onde fui bem recebida por todos.
Em seguida, a coordenadora, apresentou-me a professoraregente da turma, que me apresentou aos alunos, e, os apresentou a mim. Com bastante receptividade, os alunos e a professora cantaram, dando-me as boas vindas.
A professora é atenciosa para com todos os alunos, conta com o apoio de uma monitora, procura atender as necessidades dos alunos auxiliando-os individualmente, respeita a diversidade cultural e religiosa, propõe várias atividades...
tracking img