Relatorio de Myriaphoda

924 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
INSTITUTO DE CIENCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL – ICADS

RELATORIO DE AULAS PRATICAS: ESTUDO DO SUBFILO MYRIAPODA

BARREIRAS-BA
JULHO 2014
1. INTRODUÇÃO

SUBFILO MYRIAPODA
Os Myriapoda representam o inicio da radiação terrestre dos Tracheata. Possuem o corpo dividido em dois tagmas: cabeça e tronco. Todos os segmentos, excetos os dois últimos apresentam pares de apêndices. O nome Myriapoda vem do grego e significa myriad, que se refere a 10 mil e podus a pés. Esse nome tem sido usado para englobar Chilopoda e Diplopoda, alem dos Symphila e Pauropoda.
A maioria dos seus representantes necessita de ambientes úmido devido a ausência de um revestimento ceroso. Como características distintivas, possuem cápsula cefálica esclerotizada, mandíbulas articuladas com movimento transversal, um par de apódemas tentoriais e o tronco com muitas pernas. A cabeça apresenta um par de antenas, com musculatura própria em cada articulo; as vezes ocorrem ocelos; as peças bucais são dirigidas para frente e compõe-se de um labro ou lábio superior, um par de mandíbulas, uma hipofaringe e dois pares de maxilas, que formam o lábio inferior.
CLASSE CHILOPODA
As centopéias ou lacraias soa animais alongados, delgados e achatados dorsoventralmente, e fazem parte da classe Chilopoda. Vivem em lugares quentes, sob troncos caídos, no solo, húmus e embaixo de rochas, saindo a noite para se alimentar de outros artrópodes, minhocas, caramujos e nematódos. A cutícula não é calcaria. Possuem um par de pernas modificado em forficulas, onde se abre a glândula de veneno, usada para matar as presas, que podem ser ate pequenos vertebrados.
CLASSE DIPLOPODA Os piolhos de cobra fazem parte da classe Diplopoda, possuem um corpo cilíndrico com 25 a 100 segmentos, com cutícula geralmente calcaria, mas sem epicuticula cerosa. Algumas espécies são capazes de enrolar-se firmemente como uma bola quando

Relacionados