Relatorio de misturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice:

3-Resumo

3.1-Objetivo

4-Introdução teórica

5.-Procedimento (parte experimental)

5.1-Equipamentos utilizados

5.2.- Resultados

6. - Conclusões

6.1-Questões para o relatório

7.Bibliografia

Resumo

O processo de separação de misturas é utilizado para separar substâncias em um sistema de dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversasfinalidades, da química analítica à engenharia química. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de separação. Os métodos para que isso se concretize são muitos, filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros.Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entrehomogêneo e heterogêneo.

Os métodos de separação (análise imediata) podem ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utiliza de conhecimentos de propriedades (como solubilidade e interação magnética).

Dentre os processos que se seguem iremos observar na pratica como funcionam os processos de separação simples e iremos tirar conclusões precisas da utilidade deste tipo deprocessos.

Objetivo

. Conhecer o processo de separação de misturas.

.Verificar a solubilidade das substancias.

.Identificar as fases da substancia.

.Verificar as perdas dos componentes durante a separação.

.Verificar se há alguma mudança de fase durante o processo.

Introdução Teórica.
Para facilitar o processo de separação de uma mistura, deve-se observar primeiro a própriamistura. Ela pode ser de dois tipos: homogênea e heterogênea. Homogênea significa que as misturas têm um aspecto comum, dando a impressão de que não é uma mistura. Heterogênea é o contrário: nota-se claramente que se trata de duas (ou mais) substâncias, exemplo: água misturada com areia.
Nas misturas homogêneas, deve-se aplicar primeiro métodos que envolvam fenômenos físicos (evaporação,solidificação, etc.). Nas misturas heterogêneas, deve-se separar as “fases” (os diferentes aspectos da mistura) utilizando métodos mecânicos (catação, levigação, etc.), e depois, os mesmos métodos utilizados em substâncias homogêneas (pois cada fase poderá ter mais de uma substância, passando a ser então, uma substância homogênea).
[pic]
Filtragem – quando uma suspensão passa através de um papel de filtro,as suas partículas ficam retidas se o diâmetro da malha que forma o papel for suficientemente pequeno.
[pic]
Separação magnética (misturas heterogêneas) Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a suaqueda.

Procedimento

Separamos para o teste uma mistura contendo

❖ Areia lavada
❖ Limalha de ferro
❖ 7 gramas de cloreto de sódio (NaCl)
❖ 7 gramas de dicromato de potássio (K2Cr2O7)

Utilizamos os seguintes equipamentos.

❖ Água destilada
❖ Um béquer de 50 ml.
❖ Um béquer de 100 ml.
❖ Uma tela de amianto.
❖ Papel de filtro
❖ Funil de separação
❖ Imã.
❖ Piceta
❖Proveta
❖ Bico de bunsen
❖ Béquer com gelo
❖ Bastão de vidro

Resultados

Começamos colocando a mistura contendo os 4 componentes num béquer de 100 ml e colocando a seguir 20 ml de água destilada, ligamos o bico de bunsen para aquecer a tela de amianto e colocamos a mistura para aquece,r juntamente com um béquer de 50 ml contendo 10 ml de água destilada.
Quando a mistura começou aferver despejamos no funil com papel de filtro, depois jogamos a água destilada quente em cima para coar o restante da substancia nesse momento observamos que sobrou no papel de filtro um resíduo grosso que secamos com papel e passamos um imã e vimos que o que ficou preso no imã era limalha de ferro e o restante do resíduo era areia.
Pegamos o liquido filtrado e colocamos num béquer com gelo para...
tracking img