Relatorio de microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Microbiologia
Coloração de Gram

Docente responsável: Caroline Pigatto De Nardi
Discentes:Marina dos Santos Pires
Priscila Girdzyauskas Cottige

Matão, 2012

1. Introdução
Atécnica de coloração de Gram é uma técnica de coloração diferencial que permite distinguir os dois principais grupos de bactérias por microscopia óptica, foi descoberta pelo físico dinamarquês HansChristian Gram em 1884. Este cientista obteve  com a coloração realizada uma melhor visualização das bactérias em amostras de material  infectado, verificou, no entanto, que nem todas as bactériascoravam com este método o que o levou a sugerir a possibilidade de ser usado um contrastante. Gram morreu em 1935 sem ter conseguido que fosse  reconhecida a devida importância ao seu método decoloração, atualmente, esta técnica é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo utilizada como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
Esta coloração permite distinguir osmais variados tipos de bactérias e que tipo de parede celular elas tem (se mais simples ou mais complexas, com mais ou menos peptideoglicanos – principal componente da parede celular bacteriana). Asbactérias que descorarem quando submetidas à um solvente  orgânico são Gram-negativas, e as que permanecerem coradas mesmo quando em contato com o solvente são denominadas Gram-positivas.
Estasbactérias de diferentes colorações tem também graus diferentes de virulência. As Gram-negativas, por exemplo, são constituídas por uma endotoxina denominada LPS (lipopolissacarídeo), que é causadora dapatogenicidade. Já as Gram-positivas possuem a exotoxina rica em ácido lipoprotéico que confere aderência à bactéria.
Bactérias Gram-negativas
As proteobactérias compoem a maior parte dasbactérias gram negativas. As principais são:
* Escherichia coli
* Salmonella
* Shigella
Enterobacteriaceae:
* Pseudomonas
* Moraxella
* Helicobacter
* Stenotrophomonas
*...
tracking img