Relatorio de medidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] Química Experimental

EXPERIMENTO Nº 01 - Medidas e Tratamento de Dados - 1ª parte

OBJETIVOS:


No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de:

• Estabelecer os procedimentos para registro de dados experimentais.

• Usar corretamente e ler: termômetros, balanças, provetas e pipetas.

• Utilizar algarismos significativos.

• Distinguir o significado de“precisão e exatidão”.


INTRODUÇÃO:


01. Anotações no laboratório de química


Cada estudante, independentemente da formação de grupos para a realização dos experimentos, deverá manter seu próprio registro dos experimentos realizados. O registro de um experimento deve ser feito durante o experimento e não ao final do mesmo e tem como objetivo assegurar que todos os dados relevantespara a análise dos dados e confecção do relatório sejam tomados. Os registros devem ser capazes também, de permitir no futuro, a repetição do experimento.


02.02. Introdução Teórica

Em todas as ciências é essencial quantificar e mensurar formas e conceitos. Nas ciências físicas as propriedades fundamentais mais utilizadas e medidas diretamente são: comprimento, massa, tempo e temperatura.Outras propriedades da matéria como volume, densidade ou velocidade são quocientes ou produtos destas propriedades fundamentais.

Exemplos:

Volume = (comprimento)3

Densidade = massa/(comprimento)3

Velocidade = comprimento/ tempo

O sistema SI (Sistema Internacional de Unidades) que é o antigo sistema métrico expandido, é um sistema decimal no qual os prefixos utilizados indicamfrações e múltiplos de dez.

Algarismos significativos


Um número de pessoas numa sala de aula e uma dúzia de ovos são números exatos. Não há dúvidas quanto ao número de pessoas numa sala de aula. E uma dúzia de ovos corresponde exatamente a doze ovos. Por outro lado, os números obtidos numa medida não são exatos.

Na leitura do volume de água em um aparato como uma proveta ou uma bureta, vocênotará que a superfície da água não é plana e forma um fenômeno chamado menisco. Leia sempre o ponto mais baixo do menisco.

Na figura 1 observamos uma proveta de 10 mL graduada na escala de um mL. Ela se apresenta com um volume entre 3 e 4 mL, ligeiramente superior a 3. Observando-se o menisco, pode-se inferir (mas com certa imprecisão) o volume de 0,4 mL entre 3 e 4 mL. A representação correta é3,4 mL. Ou seja, empregam-se apenas dois algarismos significativos na expressão do volume.

Nesta medida, o correto seria expressar o grau de incerteza: ± 0,1 mL. Ou seja, o volume é de 3,4 ± 0,1 mL







Se esta mesma medida fosse feita numa proveta de 10,0 mL, graduada em décimos de mL, a medida acusaria um menisco entre 3,4 e 3,5 mL, próximo de 3,4 mL, sendo possível definir umvolume (com imprecisão) de 3,42 m, ou seja, empregam-se três algarismos significativos. A incerteza estará no terceiro dígito.

Na segunda medida, como ilustra a Figura 2, a incerteza está em 0,01 mL e o volume é de 3,42 ± 0,01 mL.

Note também, que escrever as unidades é tão importante quanto anotar um número.





De acordo com a medida da temperatura indicada no termômetro da figura 1A,você poderia escrever 25,6 ou 25,7°C. Na tentativa de medir a temperatura com precisão até uma casa depois da vírgula é necessário fazer-se uma estimativa do último algarismo. Existe a certeza de que a temperatura é maior do que 25°C e menor do que 26°C, mas o último algarismo é duvidoso. O valor da temperatura medida com esse termômetro possui 3 algarismos significativos. E é incorreto acrescentarum quarto algarismo, como em 25,63, pois se o algarismo 6 já é duvidoso, não faz sentido o acréscimo do algarismo 3.

Com um termômetro mais preciso, pode ser obtida uma medida com maior número de algarismos. O termômetro da figura 1B possui divisões de 0,1°C. Assim você poderá obter o valor da temperatura com 4 algarismos significativos, 25,78°C ou 25,79°C sendo o último algarismo...
tracking img