Relatorio de medidas lineares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL (UNIBRASIL)

MEDIDAS LINEARES

CURITIBA/2013

PÂMELA MARTINS SILVA DOS REIS

MEDIDAS LINEARES

RELATÓRIO APRESENTADO A DISCIPLINA
DE MÉTODOS FÍSICOS, COMO REQUISITO
PARCIAL DE AVALIAÇÃO.
SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA LISIANE
LANGE DA SILVA

CURITIBA/2013
1.0 INTRODUÇÃO
Paquímetro:
“O paquímetro, nome de origem grega que significa medidagrossa, foi desenvolvido a partir da invenção do nônio ou vernier. Encontramos pela literatura que foi o francês Pierre Viernier (1580-1637) que inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão. Este princípio é chamado de vernier ou nônio, sendo este último nome dado em memória a Pedro Juan Nunes (1492-1577) que inventou um dispositivo para medir frações de ângulos.”(FRANCOetal. 2010.)
“O paquímetro é um instrumento de medição largamente utilizado na indústria para o controle dimensional de peças. Isto pode ser justificado pelo baixo custo e a possibilidade de medição de dimensões externas, internas, profundidades e ressaltos.” (ARENCIBIA e RIBEIRO. 2009)
“O Paquímetro é o resultado da associação de: uma escala, como padrão de comprimento; dois bicos de medição,como meios de transporte do mensurando, sendo um ligado à escala e outro ao cursor; um nônio como interpolado para a indicação entre traços.Em geral os paquímetros são construídos para faixa de indicação 120 ... 2000 mm; o comprimento dos bicos de 35 a 200 mm correspondentemente.”( SESSELMANN M. 2006)
“As superfícies dos bicos situadas frente a frente destinam-se às medições externas Para mediçõesinternas, os extremos dos bicos são rebaixados, com superfícies externas cilíndricas. Ao usarem-se estas superfícies de medição, deve-se adicionar à indicação e a espessura dos ressaltos dos bicos que é, geralmente, um valor arredondado (10 ou 20 mm). Importante é realizar a calibração desta distância periodicamente a fim de determinar o seu valor efetivo e fazer a correção do erro durante oprocesso de medição.” ( SESSELMANN M. 2006)
“Nos paquímetros universais os bicos para medições internas são prolongados para cima e apresenta a forma de gumes, o que permite medir dimensões menores do que aquele valor arredondado. Paquímetros pequenos podem ter, na parte traseira, uma lingueta que se move junto com o cursor e serve para medir profundidades.” ( SESSELMANN M. 2006)
Micrômetro:“Origem e função do micrômetro Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, entretanto,em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado palmer. Princípio de funcionamento. O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistema parafuso e porca. Assim, há uma porca fixa e um parafuso móvel que, se der uma volta completa, provocará um descolamento igual ao seu passo. Desse modo, dividindo-se a cabeça” do parafuso, pode-se avaliar frações menores que uma volta e,com isso, medir comprimentos menores do que o passo do parafuso. A capacidade de medição dos micrômetros normalmente é de 25 mm (ou 1"), variando o tamanho do arco de 25 em 25 mm (ou 1 em 1"). Podem chegar a 2000 mm (ou 80"). A resolução nos micrômetros pode ser de 0,01 mm; 0,001 mm; .001" ou .0001". No micrômetro de 0 a 25 mm ou de 0 a 1", quando as faces dos contatos estão juntas, a borda dotambor coincide com o traço zero (0) da bainha. A linha longitudinal, gravada na bainha, coincide com o zero (0) da escala do tambor. Para diferentes aplicações, temos os seguintes tipos de micrômetro.
De profundidade: Conforme a profundidade a ser medida, utilizam-se hastes de extensão, que são fornecidas juntamente com o micrômetro.
Com arco profundo: Serve para medições de espessuras de...
tracking img