Relatorio de macrografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROGRAFIA




l - INTRODUÇÃO


O objetivo do ensaio de micrografía é a observação da superfície que além de estimar características do comportamento mecânico que sejam sabidamente associadas à natureza das fases presentes, permite que se obtenham informações quanto ao processo de fabricação de peças metálicas no que pode ser útil em inspeção e controle de qualidade domaterial, pode igualmente fornecer subsídios para estabelecer causas que levam as peças a falharem em serviço.


O termo micrografía se aplica quando a observação da superfície da amostra se faz com grande aumento por intermédio de um microscópio especial que opera com luz refletida.




2 - PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS METALOGRÁFIAS PARA MICROGRAFIA


De uma formageral, a preparação de amostras metalográficas é uma arte e as técnicas tendem a variar de um laboratório para outro. As variações nos procedimentos podem ser também necessárias, dependendo da natureza do metal a ser examinado, visto que os metais variam amplamente em dureza e estrutura. Entretanto, as operações básicas tendem a ser similares.


Primeiramente devemos retirar umapequena amostra e preparar uma superfície plana apropriada em um dos lados dessa amostra, através de corte e esmerilhamento. Para o conveniente manuseio e sustentação durante as etapas subseqüentes de preparação da superfície, devemos montar a amostra em um pequeno disco plástico (cerca de 25 mm de diâmetro e 12 mm de espessura), com a superfície da amostra a ser polida exposta em um dos lados dodisco, como mostra a Fig. l.
[pic]

FIGURA l - Amostra metalográfica


Uma técnica de moldar esse disco consiste primeiramente em colocar a amostra dentro de um molde anular e então despejar resina epóxi liquida até preenchê-lo. A resina endurece em algumas horas, produzindo um material resistente para facilitar as etapas subseqüentes, Fig. 2 e Fig. 3. Outra técnicaconsiste em utilizar uma máquina de montagem automática que trabalha com pressão a alta temperatura (de 105 °C a 185 °C) Fig. 4 e Fig. 5.


FIGURA 2 – Kit de embutimento FIGURA 3 - Amostra moldada
à frio com resina com resina líquida
líquida



FIGURA 4 - Máquina de montagem FIGURA 5 - Amostra moldadaAutomática com baquelite


Estas etapas envolvem três operações básicas:
2.1 - Lixamento;
2.2 - Polimento imo;
2.3 - Ataque químico.


O objetivo básico é o mesmo descrito na macrografia: reduzir a espessura da camada deformada junto á superfície da amostra. Como vimos antes, cada abrasivo age de forma aremover a camada deformada produzida no estágio anterior, deixando por sua vez uma camada deformada de espessura menor.




2.1 - LIXAMENTO


Este estágio é idêntico ao utilizado em macrografia, ou seja, a superfície da amostra é lixada em papeis especialmente preparados, contendo pó de carboneto de silício. A amostra pode ser atritada manualmente sobre o papel abrasivodisposto sobre uma superfície plana, como por exemplo, uma placa de vidro ou dispor o papel abrasivo sobre um disco rotativo plano horizontal, apoiando-se sobre ele o corpo de prova. Em ambos os casos a superfície é usualmente lubrificada com água que promove uma ação de arraste das partículas eliminadas da superfície. Em micrografía são seis as classes de abrasivos são usadas:
-Grão 100;
- Grão 220:
- Grão 320;
- Grão 400;
- Grão 500;
- Grão 600.


Em cada um desses estágios de lixamento, o corpo de prova é movimentado sobre a superfície de tal maneira que os riscos sejam formados apenas em uma direção. Na passagem de um abrasivo para o outro, o corpo de prova é girado de um ângulo de cerca de 90°, de forma...
tracking img