Relatorio de imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO À PATOLOGIA


Patologia (grego pathos: sofrimento, doença; logia: ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob determinados aspectos.
Ela envolve tanto a ciência básica quanto a pratica e enfoca o estudo das modificações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos às doenças.
Doença: modificação nociva não compensadade estrutura ou da função de uma célula, de um órgão, de um sistema, de um organismo, ou de uma sociedade.

Divisão da Patologia
Patologia geral: compreensão das reações básicas das células e dos tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças. Descreve as características que definem o processo de transição entre estado de saúde para estado de doença.
Patologia especial/sistêmica:analise de respostas especificas d órgãos e tecidos a estímulos mais ou menos definidos.
Aspectos da doença estudados na patologia

Etiologia/causas das doenças:
-classes de fatores etiológicos: intrínsecos/genéticos e extrínsecos/adquirido/ambientais (infecção, nutricional, químico, físico).
Patogenia/mecanismos do desenvolvimento da doença:
-A seqüência de eventos, na resposta da célula/tecidoaos agentes etiológicos, desde o estimulo inicial ate a expressão final da doença.
Alterações morfologias / estruturais induzidas na célula pela doença:
-Alterações/reações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnosticas dos processos etiológicos.

Significado clinico/conseqüências funcionais das mudanças morfológicas:
-A natureza e a distribuição das alterações nosdiferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam os sinais e sintomas (características clinicas), o curso e o prognóstico da doença.

Morfostase; homeostase; agressões.
* Morfostase: equilibro na estrutura.
* Homeostase: equilíbrio na função.
-Saúde
Reações homologas do organismo:
-Reações energéticas que obedecem a padrões de normalidade e são comuns a todos osindivíduos de uma determinada espécieà reações de acordo com padrões de tempo, de local e de intensidadeà estrutura e funções normaisà ordemà vida possível.
Agressão: alteração não compensada da morfostase e da homeostase.
-Doença
Reações heterólogas:
* reações homologas em situação de anormalidade.
* distancia-se dos padrões de normalidadeà estabelecimento de processo patológicoàmodificações no tempo, no local e na intensidade das respostas orgânicas às agressões.
* Reações de heterocronia: o tempo da resposta do organismo é alterado.
* Reações de heterotropia: quando é desenvolvido um tecido em um local onde não é comumente encontrado.
* Reações de heterometria: alteração na intensidade da resposta do organismo.
* Agressãoà resposta da célula/ tecido/ órgão3tipos: à Submissão ativa (inflamatória): o tecido participa ativamente em sua resposta à agressão, isto é, há um gasto de energia (ATP) para alcançar a morfostase e a homeostase. à Submissão passiva (degeneração e infiltração): o tecido não dispensa energia (ATP) nas alterações morfológicas e funcionais conseqüentes à agressão, ou seja, participa passivamente. à Submissão adaptativa (alterações decrescimento e neoplasias): o tecido adapta-se à agressão, de forma ativa e passiva.
Adaptação celular
* Respostas celulares ao estresse e aos estímulos nocivos.
* Adaptação celular.
* A célula normal esta limitada em relação ao seu metabolismo, diferenciação a uma variação de função e estrutura, devido à repressão das células vizinhas e pela disponibilidade e substratos metabólicos.
*Porém, ela é capaz de lidar com as exigências fisiológicas normais, mantendo a homeostasia.
* Estresses fisiológicos mais severos e estímulos patológicos podem desencadear adaptações celulares fisiológicas e morfológicas, alcançando novos níveis de estabilidade, porem alterados, preservando a viabilidade celular e modulando sua função.
Respostas celulares à agressão
Adaptações celulares...
tracking img