Introdução:
A hemoglobina, pigmento vermelho das hemácias, é uma proteína conjugada que tem como grupo prostético a ferro-protoporfirina, chamada de heme, e que constitui 4% da molécula. Os 96%restantes são formados por uma proteína básica, uma histona denominada globina. O heme é responsável pela cor e pela capacidade fixadora de oxigênio e de outros gazes; à globina se devem a capacidadefixadora de CO2.
Por diferentes métodos eletroforéticos e cromatográficos, foram detectadas sub - frações da hemoglobina A ( Hb1a, Hb1b e Hb1c), denominadas de hemoglobinas glicadas. As hemoglobinasglicadas são obtidas pela adição espontânea de glicose ao grupo amino livre das proteínas hemoglobínicas por reações não - enzimáticas. Os conteúdos destas sub - frações aumentam com a idade doseritrócitos (quando maior a exposição da hemoglobina a concentrações elevadas de glicose no sangue, maior é a formação de hemoglobina glicada).
A formação de hemoglobina glicada é irreversível, e seu nívelsanguíneo depende da vida média da hemácia e da concentração de glicose, os valores integrados para a glicose durante seis a oito semanas precedentes, portanto os valores estão livres das flutuaçõesdiárias de glicose e não são afetadas pelo exercícios ou por ingestão alimentar recente. Para pacientes com doença hemolítica o teste não é adequado, pois a presença de variantes da hemoglobinaprovoca redução de meia – vida das hemácias e, portanto, do tempo de exposição à variações dos teores de glicose circulante, diminuindo o percentual e sendo pouco eficaz para um resultado mais exato.Objetivo:
Determinar a quantidade de hemoglobina glicada (glicosilada) no sangue, pois é o marcador mais importante para monitoramento do controle de glicose a longo prazo em indivíduos com diabetesmellitus. Também tem como objetivo familiarização com métodos de dosagem de glicose e vivência de laboratório clínico.
Materiais e métodos:
* Material para coleta de amostra de sangue
*... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Relatorio de hemoblobina glicada. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-De-Hemoblobina-Glicada/749787.html

MLA

"Relatorio de hemoblobina glicada" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-De-Hemoblobina-Glicada/749787.html>.

MLA 7

"Relatorio de hemoblobina glicada." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-De-Hemoblobina-Glicada/749787.html>.

CHICAGO

"Relatorio de hemoblobina glicada." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-De-Hemoblobina-Glicada/749787.html.