Relatorio de gestão escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. OBJETIVOS DO ESTÁGIO

O objetivo do presente relatório é a observação e descrição da rotina da Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e adultos Manuela Lacerda Vergueiro através da leitura do Projeto Pedagógico, observação do funcionamento de estruturas internas como a secretaria, a cozinha, a sala de leitura, processo de matrícula dos alunos, inclusão, verificaçãode documentos, caracterização do espaço físico, recursos financeiros, descrição dos equipamentos da escola, qual a comunidade que a escola atende, como são as relações interpessoais dentro da unidade de ensino e por último uma análise crítica.

2. METODOLOGIA

Realizei o estágio em gestão escolar na E.E.Manuela Lacerda Vergueiro, no período da tarde. Escolhi essa escola por ser próxima áminha residência e por ser uma escola que oferece todas as modalidades de ensino.
Através da colaboração da Diretora, da Vice Diretora, da Coordenadora Pedagógica do Fundamental I , de funcionários da Secretaria, da analise de documentos e de conversas informais ,foi possível reunir subsídios suficientes para a elaboração do presente relátorio.

3. CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO
A escola éconstituída por:
15 salas de aula (com metragens fora dos padrões permitidos pela legislação vigente )
01 pátio coberto (para recreio, insuficiente para a quantidade de alunos por intervalo)
01 quadra de esportes oficial descoberta (piso acidentado e com alambrados muito velhos)
01 sala dividida entre direção e coordenação pedagógica ( não existe sala exclusiva para a coordenação , divide oespaço com a sala da direção.)
01 sala para material de educação física
cozinha e dispensa do programa de merenda escolar ( ambientes muito pequenos.)
01 auditório
02 banheiros para uso de alunos
01 almoxarifado ( espaço restrito com pouca ventilação)
01 sala de livros ( a escola não possui biblioteca e sim uma sala improvisada cheia de livros que corresponde a uma ramificação do auditório,que foi dividido para esse fim.)
01 sala de informática ( montada pelo Projeto Estadual “Acessa São Paulo”.)
01 sala dos professores
01 secretaria ( sala que divide espaço com a sala da vice-direção)
02 banheiros para funcionários
01 estacionamento
4. SOBRE OS ALUNOS

Os alunos matriculados nessa Unidade Escolar são oriundos de famílias de renda percapita em sua maioria das classes C eD, e a maioria das famílias retiram seu sustento da economia informal e empregos assalariados e tem a mãe como principal provedora de recursos financeiros.
As famílias são receptivas aos chamados da Escola, participando e seguindo as orientações da comunidade escolar, que são de grande importância visto que a grande maioria dos responsáveis pelos alunos matriculados possuem baixa escolaridade.Os alunos da EE Manuela Lacerda Vergueiro, aspiram a formação básica para inserir- se no mundo do trabalho, porém com o avanço dos programas de acessibilidade as universidades observa-se um número cada vez maior de alunos freqüentando as universidades após o término da educação básica.

4.1 Alimentação dos Alunos:

A alimentação dos alunos é feita por um serviço terceirizado através da empresaMasan. Cardápio elaborado e aprovado pelo Departamento de Merenda Escolar – DME composto por uma alimentação produzida na Própria escola por três merendeiras orientadas por uma nutricionista – Carol, que visita a escola duas vezes por semana.

5. RECURSOS FINANCEIROS

A escola recebe verbas da prefeitura como, por exemplo, adiantamento bancário, PDDE (Programa de Dinheiro direto na Escola) eda APM (Associação de Pais e Mestres) para a manutenção do prédio, compra de materiais de uso administrativo e pedagógico, entre outras despesas.
A escola também cobra uma taxa de matrícula e rematricula a todos os alunos da instituição no valor de R$ 10,00, a diretora acrescenta que a verba obtida com a cobrança da taxa assim como a APM destina-se á realização de melhorias para a instituição....
tracking img