Relatorio de fisica i 1 - densidade e algarismos significativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ministério da educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Pato Branco


Relatório De Física Pratica I
Densidade e Algarismos significativos



__________________________________________________________________
Profº M.Sc Neuri Lunelli
Acadêmicos do curso de Engenharia Industrial Elétrica.

INTRODUÇÃO
O principal objetivo do trabalho realizado nolaboratório de física I, no dia 5 de março de 2009, é entender a importância da leitura dos dados de medidas de alguns corpos sólidos regulares, inicialmente dispostos pelo professor, junto há diferentes instrumentos para determinada tarefa. Serão obtidos às leituras das medidas de comprimento e massa dos corpos, dados que serão analisados e comparados, os relacionando às regras de algarismossignificativos e duvidosos, para em seguida ser descrito em tabelas que irão fornecer resultados de diferentes tipos de precisão do volume e densidade dos corpos.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Qualquer que seja o instrumento utilizado ou a grandeza a ser medida, a medição baseia-se fundamentalmente numa comparação: compara-se a grandeza a ser medida com outra, de mesma espécie, adotada como unidade. Ovalor numérico atribuído corresponde ao número de vezes que a grandeza é maior ou menor que a unidade.
Unidade de Comprimento: A unidade de comprimento do S.I. é o metro (m). Mas utilizamos também os seguintes múltiplos e submúltiplos do metro:[1]

Unidade de Massa: A unidade de massa do S.I. é o quilograma (Kg). Mas utilizamos também os seguintes múltiplos e submúltiplos do quilograma:[2]Em nosso trabalho adotamos as unidades: Massa em gramas (g), Comprimento em centímetros (cm), Volume em centímetros cúbicos (cm³) e Densidade (g/ cm³).

Os algarismos significativos: São os algarismos que têm importância na exatidão de um número, por exemplo, o número 2,67 tem três algarismos significativos. Se expressarmos o número como2,6700 , entretanto, temos cinco algarismos significativos, pois os zeros à direita dão maior exatidão para o número.[3]
Algarismo duvidoso: Ao realizar a medição de algum corpo, nunca teremos a medida exata do objeto, utilizando uma régua, por mais precisa que seja. Isso porquê o último algarismo dessa medição, será duvidoso.[3]
Densidade: é uma propriedade especifica de cada material, sendo a massadividida pelo volume. (Valor da densidade do alumínio é de 2,7 g/ cm³.

DESENVOLVIMENTO PRÁTICO
Inicialmente dispomos dos seguintes corpos para a realização da pratica: três primas de tamanhos variados e mesmo material, e sete cilindros distintos. Primeiramente obtemos a massa de cada corpo com a balança de braço único, as leituras de seus resultados foram anotadas em gramas. Após, cada corpofoi submetidos aos diferentes aparelhos de medição (régua, paquímetro, micrometro), assim foi feita a medição das dimensões dos prismas (altura, largura e comprimentos) e dos cilindros (comprimento e diâmetro).
Terminado o processo mencionado, elaboramos uma tabela para cada tipo de instrumento usado, e os valores de volume e densidade que foi proposto a pratica estão incluídos.
Como os corposestudados são sólidos regulares, para calcular o volume dos prismas multiplicamos entre si os valores de altura, largura e comprimento, nos cilindros usamos o π (PI = 3.14) multiplicando pelo raio ao quadrado e comprimento. Para a densidade pegamos o valor da massa e dividimos pelo volume.

Abaixo podemos conferir as tabelas:
Observação: os corpos estão nominados nas tabelas como 1 á 10, aseguir uma lista com o nome do corpo estudado e seu numero correspondente:
1. Prisma Maior; 2. Prisma Médio; 3. Prisma Menor; 4. Cilindro Maior; 5. Cilindro Médio; 6. Cilindro Branco; 7. Cilindro Alumínio; 9. Cilindro Cobre; 10. Cilindro Ferro.
Dados obtidos com balança e régua
Corpo | Massa | Largura | Altura | Comprimento | Diâmetro | Raio | Volume | Densidade |
1 | 108,11 | 1,90 | 1,90 |...
tracking img