Relatorio de fisica experimental puc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O assunto principal abordado neste relatório de Física Experimental trata sobre estudo de unidades e medidas, mas também, matérias já vistas em sala de aula, tais como; Conversão de unidades, Cálculos de medidas indiretas, Calcula de erros, Desvio padrão, Tabulação de dados, Construção e interpretação do gráfico e por último a obtenção da Equação geradora.
Tendo por objetivoreunir todos os conceitos abordados e para isso foram realizados vários experimentos no laboratório de física, com a finalidade de buscar as grandezas necessárias para a junção da matéria da sala de aula com o laboratório experimental, em todos os itens citados acima como também a real importância do estudo aliado à prática.
Para se chegar à resolução do desafio proposto, foram apresentados aosalunos dois equipamentos: o paquímetro e a balança de precisão. Tendo em vista que é de suma importância a utilização desses equipamentos na área do curso e em situações que se necessita de grande precisão e confiabilidade, portanto dando mais credibilidade nas medições feitas.
Tendo-se em vista, após a obtenção de todos os dados restantes, resultantes das contas, criar um gráfico unindo todosos resultados obtidos na teoria, sendo de uma facilidade maior a visualização dos resultados.
Aos alunos coube o desafio de realizar varias medições em um objeto de forma cilíndrica e após isso, o próximo passo era de desenvolver todas as operações necessárias, que serão apresentadas a seguir, para se chegar ao ultimo passo que era de encontrar a equação geradora.
Em nossa área, EngenhariaElétrica, é de extrema importância o manuseio de certos objetos, que já foram utilizados em laboratórios de física, dando assim mais experiência nos equipamentos, e também tivemos de adequar os dados encontrados para estar em padrões internacionais, como por exemplo o S.I.(Sistema Internacional) .

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Unidades

Há muitas grandezas físicas, mas nem todas sãoindependentes. No Sistema Internacional de Unidades (SI) ou Sistema Métrico (14a Conf. Geral de Pesos
e Medidas – 1971) temos sete grandezas fundamentais com suas unidades. Todas as outras
unidades são derivadas dessas sete.
o metro, unidade de comprimento
o quilograma, unidade de massa
o segundo, unidade de tempo
o ampère, unidade de corrente elétrica
o kelvin, unidade de temperatura termodinâmica
omol, unidade de quantidade de matéria
a candela, unidade de intensidade luminosa.

2.2 Unidade de Medição

Para determinar o valor numérico de uma grandeza, é necessário que se disponha de uma outra grandeza de mesma natureza, definida e adotada por convenção, para fazer a comparação com a primeira.
Para saber a altura daquela lata, por exemplo, é preciso adotar um comprimento definido paraser usado como unidade. O comprimento definido como unidade de medida pelo Sistema Internacional de Unidades - SI, é o Metro, seus múltiplos e submúltiplos.
O Metro é definido como sendo o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo.

2.3 Algarismos significativos
O resultado de uma medição expressa o valor de umagrandeza física. É muito importante saber distinguir o valor efetivamente obtido no processo de medição, daqueles decorrentes de cálculo ou arredondamento numérico. Assim, dado o resultado de uma medição, os algarismos significativos são todos aqueles contados, da esquerda para a direita, a partir do primeiro algarismo diferente de zero. |
Exemplos: |
45,30cm > tem quatro algarismossignificativos; |
0,0595m > tem três algarismos significativos; e |
0,0450kg > tem três algarismos significativos. |

2.4 Arredondamentos
É possível obter quantidades impossíveis de serem administradas ao particionar divisões de remessa da solicitação de remessa. É difícil estabelecer a relevância para o planejamento ou para remessa relativa a essas quantidades, que podem não ser, assim,...
tracking img