Relatorio de extração e recistalização

1976 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

EXTRAÇÃO E RECRISTALIZAÇÃO

agosto/2009

Resumo
O presente trabalho visa relatar um experimento sobre separação de substâncias em uma mistura e purificação de uma dessas substâncias. Para tal, utilizou-se a técnica de extração e de recristalização, respectivamente. Na primeira parte do experimento adicionou-se à mistura um certo solvente com propriedades específicas possuindo mais afinidado com uma das substâncias do que com a outra, podendo, assim, extraí-la. Prosseguindo com as demias etapas de adição de ácido ou de base e de filtração, obteu-se, ao fim, um material sólido. Na segunda parte do experimento, realizou-se a purificação dos cristais obtidos na primeira parte através de solubilização a quente e a frio. Para isso, foi necessário o conhecimento da solubilidade da substância em questão a diferentes temperaturas.

Assim, pode-se concluir que as diversas tecnicas utilizadas nas Ciências Químicas para separação de substâncias são de extrema importância. Mas, para que sejam utilizadas com eficiência, é necessário o conhecimento das propriedades físicas e químicas de tais substâncias.

Introdução A importância das misturas que compõem o mundo atual é inquestionável, podemos observar sua presença no dia a dia das pessoas, com a simples preparação de um suco, e também nas indústrias, com a preparação de complexos fármacos. Assim, misturas são todos os materiais que são compostos por duas ou mais substâncias, sem que aja combinação química entre estas formando novas moléculas. Por vezes, é necessário o manejo correto dessas misturas, a fim de extrair destas misturas as substâncias que a formam de maneira pura, utilizando diferentes técnicas de acordo com as substâncias que formam a mistura, bem como suas propriedades intrínsecas. Assim, o experimento apresentado neste relatório foi dividido em duas partes e teve como principais objetivos o

Relacionados

  • Apostila de Quimica Experimental
    1429 palavras | 6 páginas