Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Este trabalho é designado como um relatório do estágio preconizado pelos estudantes no primeiro semestre do ano académico de 2012 na cadeira curricular de estágio pratico e acompanhado, que acorreu de Março a Junho na comunidade estudantil da escola 1041 situado no bairro km30 do Ramiro.
Como sabemos neste estágio vai-se efectuar um trabalho de pesquisa e acção como forma de conhecer aprática do trabalho social conhecendo as dificuldades e propor hipóteses para a resolução dos problemas que esta comunidade escolar vive.
Segundo Myriam Baptista, a configuração que se costuma dar a pesquisa-em-acção-da intervenção profissional esta sempre relacionada ao lugar do profissional na divisão sociotécnica do trabalho isto quer dizer que a nossa intervenção deve ser aproximada asintervenções dos profissional pois estamos em formação como futuros profissional em serviço social. Nenhuma acção humana é feita pelo individuo isolado, os problemas que a escola vive, deve ser resolvido de forma colectiva.
A humanização é uma “coisa” que possuímos como direito exclusivo como atributo herdado (Freire,2005ª, p.51). A partir deste pressuposto analisa-se que o resgate dos valores naescola é um problema colectivo. Este trabalho, esta organizada da seguinte forma:
I- Introdução
II- Desenvolvimento
III- Conclusão
IV- Recomendação
V- Bibliografia
VI- Anexo
Os métodos
Observação, entrevistas, dedução e indução

I- Introdução

Este relatório, é o produto final do estagio efectuado por um grupo de estudante constituído por:
António Ambrósio Manuel (líder do grupo)Amélia Rosa B. Domingos
Ana Vange Mabiala
André Soares da Silva
António A. Manzamba
Arquimedes L.D. Cardoso
Augusta Rosa Alfredo
Carlos Job P. da Costa
A escola 1041 situado no distrito dos Ramiros onde encontramos várias potencialidades no seio da comunidade escolar, algumas fraquezas na concepção da vivência na unidade escolar e as propostas das actividades como acções estratégicasdos estagiários para tentarem junto da comunidade mudar o quadro existente na instituição.
A escola, e o sistema educativo em seu conjunto, pode ser considerada como uma instância de mediação cultural entre os significados, sentimentos e as condutas da comunidade social e o desenvolvimento humano das novas gerações.
(Angel, 2001 cit. Jose Carlos pag 32)
Nós os estagiários propusemos erealizamos algumas actividades centradas no desenvolvimento da comunidade escolar da instituição e nas capacidades psico-motoras dos estudantes e refrescamentos e troca de experiencia com professores e a direcção da escola concernente os assuntos relacionados com o desenvolvimento social da escola. Estas actividades realizadas são proposta do grupo de estagiário como resultado dos problemas encontradonesta instituição.
O grupo alvo desta pesquisa-acção foi a comunidade escolar da escola 1041no geral.
Os trabalhos desenvolvidos tiveram como objectivo geral minimizar o absentismo escolar nos alunos e os objectivos específicos foram a sensibilização do corpo docente sobre as consequências do absentismo escolar, sensibilizar os encarregados a participar na vida escolar e a criação de actividadeslúdicas para cativar o interesse dos estudantes a melhorar a sua prestação e aparecimento na escola.
Estas actividades foram recebidas de bom grado, embora ter-mos encontrado algumas dificuldades como a aceitação tardia para a efectivação do estágio neste campo de acção, os receios dos professores que encaravam a nossa actividade como uma acção da inspecção do ministério da educação. Por outro ladoos estudantes receberam as actividades de bom grado porque as actividades extra-escolares e lúdicas é uma necessidade imperiosa desta escola.
Este estagio foi uma experiencia pratica do curso de licenciatura em serviço social que estamos a frequentar no instituto superior de serviço social, pela interacção entre a teoria que aprendemos e a pratica encarada com realidade no campo de estagio, as...
tracking img