Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Desenvolvemos o Estágio Supervisionado de Educação Infantil de 0 á 3 anos do curso de pedagogia da ***************************** que foi solicitado pela professora ******************, visando como tema da unidade temática a Criança e a Escola.
Saber o que é estável e o que é circunstancial em sua pessoa, conhecer suas características e potencialidades e reconhecer seuslimites é central para o desenvolvimento da identidade e para a conquista da autonomia. A capacidade das crianças de terem confiança em si próprio e o fato de sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social. A possibilidade de desde muito cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da auto-estima,essencial para que as crianças se sintam felizes.
O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoassejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprios.
Isso pode ocorrer nas instituições de educação infantil que se constituem, por
excelência em espaços de socialização, pois propiciam o contato e o confronto com adultos e crianças de várias origens socioculturais, de diferentes religiões, etnias, costumes, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um campoprivilegiado da experiência educativa.
O trabalho educativo pode, assim, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e significarem novos sentimentos e significarem novos sentimentos, valores, idéias. Costumes e papéis sociais.
A instituição de educação infantil é um espaços de inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas.
Aimportância desse estágio foi a observação da prática pedagógica, com a finalidade de adquirir conhecimentos e experiências nas ações vivenciadas nessa faixa etária da educação infantil, proporcionando igualmente para nós futuros profissionais uma base para análise e reflexão sobre o papel do educador e sua função na promoção de contextos educativos de qualidade em articulação com as famílias.IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Realizamos o estágio na ***********, onde observamos toda estrutura física e organização pedagógica da escola.
A escola localiza-se na Rua Juscelino Kubtschek, no bairro João José Pereira, na cidade de ************. Sua denominação foi em homenagem ao escritor Monteiro Lobato a qual, originou-se da necessidade de manterem seus filhos em uma escola de educação infantil.A escola acima citada possui fácil acesso, rua pavimentada e tranqüila com pouco tráfego de pessoas e veículos. É uma escola da rede municipal que oferece a comunidade o ensino de educação infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental de 9 anos. Atende alunos da zona urbana, sendo 30% de classe baixa e 70% de classe média baixa. A mesma funciona em dois turnos: matutino e vespertino,atendendo um total de 433 alunos matriculados, sendo 301 na educação infantil e 113 no ensino fundamental. A maior parte desses alunos utilizam transporte escolar por residir em um bairro mais distante. Quanto à interação da comunidade, ela acontece diariamente e através de reuniões sendo bastante satisfatória. Pela escola, professores e funcionários acontecem de forma amigável sem distinção e quanto aosalunos com alunos, por mais que aconteçam travessuras, são crianças que mantém uma relação saudável. O horário de funcionamento da escola de manhã é de 07h30min às 11h30min e a tarde de 13h00min as 17h00min.
A escola é composta pos seis salas de aula grande com capacidade para 40 alunos, quatro salas pequenas (adaptadas), uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, uma sala para...
tracking img