Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS PATROCÍNIO - MG

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA


ESTÁGIO SUPERVISIONADO



ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio apresentado ao Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio, Minas Gerais, como requisito parcial à obtençãodo título de Técnico em Informática.


PATROCÍNIO – MG
NOVEMBRO/2012

.

Figura 1
Fonte: Martins, Elaine.
d) Chipset: é um conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dossinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras. A figura abaixo mostra um chipset na placa-mãe.

Fonte: Guedes, Iury.

3 - SOFTWARE
É uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
a) Software Livre:é qualquer programa de computador cujo código-fonte pode ser alterado. Deve ser disponibilizadopara permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição.
b) Software Proprietário: é um software para computadores que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor. Conforme o local de comercialização do software este pode ser abrangido por patentes, direitos de autor assim como limitações para a sua exportação e uso em países terceiros. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido,ou requer que você peça permissão, ou é restrito de tal forma que você não possa efetivamente fazê-lo livremente.

4 - DRIVERS
Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware. O Sistema Operacional na sua máquina recebe as instruções contidas no driver, processa-as e, a partir daí, sabe como fazer para se comunicar com o Hardware.Tendo como exemplo a impressora, ao instalar o Driver (etapa em que vemos em outro artigo), seu Sistema Operacional passa, a saber, em que porta ela se localiza, se ela está ou não ligada, se possui papel, de que forma os dados a serem impressos chegarão até ela, se a impressão é em preto ou colorido, entre outras coisas. 

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
Durante o estágio, foirealizado diversas tarefas ensinadas no curso. O que mais se realiza na empresa é a formatação de computadores e notebooks, usando os sistemas operacionais Windows 98, Windows XP e Windows 7 e sistema operacional Linux. Outra tarefa realizada bastante é o backup dos arquivos dos clientes, para isso eles usam o software chamado Hirens Boot. Pude montar diversas placas-mãe novas e solucionar váriasduvidas que nas aulas passaram desapercebidas. Percebi a importância de detalhes que fazem a diferença, como por exemplo, passar pasta térmica no processador e limpar a placa-mãe,o que faz aumentaro desempenho da maquina. Realizeitestes em memorias RAM usando o próprio Windows 7 e também com o software MemTest. A loja possui clientes de todos os estilos e idades, tive a oportunidade de instalar váriosjogos e programas profissionais como o AutoCad. Com o computador formatado precisa instalar todos os programas e drivers que foram apagados, me ensinaram a identificar o tipo e o modelo da placa-mãe e procurar e efetuar o download dos drivers.Instalei em muitos computadores os programas usuais do dia a dia como o Office e o Windows Live Essencials.
2.1. Formatação de computador
SegundoGabriel Torres, formatar é zerar o diretório raiz e a tabela contendo a lista de locais ocupados no disco.
Será descrito alguns passos para a realização da formatação de um computador utilizando o sistema operacional Windows XP:
Para formatar um computador com Windows XP, é necessário inserir o CD-ROM do Windows XP depois reiniciar o PC, como mostra a figura 01.

figura 01 – Passo 1: Tela de...
tracking img