Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente relatório é o culminar de um período de dois meses de estágio no Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) mais precisamente no departamento de Comunicação, Imagem e Assessoria Jurídica (CIAJ).

Este tem meramente um carácter acadêmico-cientifico pois não representa mais do que o culminar de um período de aplicabilidade prática dos conhecimentos técnicos jurídicosadquiridos na faculdade, e que foram sendo postos a prova durante a realização do estágio.

Pretendia-se com a realização do estágio curricular também cumprir com o plano de formação em direito, uma vez que o curso contempla também uma parte prática, isto por forma a que o estudante comece muito cedo a adquirir as habilidades práticas para a sua futura vida laboral.

O estágio curricularrepresenta assim para o estagiário um momento impar para aplicar todos os seus conhecimentos e potencialidades por um lado, por outro representa para a instituição acolhedora um momento de muita expectativa, uma vez que esta espera obter do estagiário benefícios e mais valias que dinamizem a actividade e produtividade da instituição.

Portanto, tornava-se assim importante que ambas as partesmantivessem entre si uma forte relação de cooperação e interdependência para que os objectivos traçados no plano de estágio se traduzissem em resultados concretos e tangíveis.






1. Objectivos Gerais do Estágio

O estágio levado a efeito foi de âmbito curricular e obrigatório, diferenciando-se assim do estágio de prática de advocacia, e tinha como propósitos gerais:
1. Orientar na vidapratica os juristas ou funcionários que encontrem problemas jurídicos no seu trabalho.


2. Completar na prática os ensinamentos de cada disciplina e /ou conjunto de disciplinas.

3. Possibilitar ao estudante a aplicação de forma integrada dos conhecimentos adquiridos ao longo do período escolar.

4. Possibilitar uma transição harmoniosa da realidade académica para a realidade dotrabalho.


5. Colocar o estudante em contacto directo e frequente com aquilo que constituíra futuramente a sua vida profissional.


6. Possibilitar ao estudante toda a vivência do mundo do trabalho em contacto com trabalhadores, por forma a criar e desenvolver hábitos de colaboração e de convivência próprios desse meio.

7. Desenvolver a capacidade de análise e sentido crítico.8. Exercitar o estudante na sistematização e integração de conhecimentos.

9. Estimular a reflexão a volta das situações a serem vividas nos locais de estágio.

10. Possibilitar ao estagiário a utilização do conhecimento jurídico e a tomada de atitudes jurídicas como profissional.

11. Permitir ao estagiário trabalhar individualmente e a colaborar em equipa.

12. Aprofundar osconhecimentos do estagiário na prática do estágio.

13. Trabalhar numa equipa e de harmonia com a gestão, os objectivos e o método do instituto do estágio.

14. Conhecer a organização e a possibilidade de influência-la adequadamente.

15. Conhecer os factores acima mencionados do instituto.

16. Distinguir do trabalho jurídico ao nível micro, meso e macro.

Portanto, dentro destesgrandes objectivos gerais, foram delineados por parte do estagiário e da instituição onde se realizou o estágio, refiro-me ao CDN, objectivos específicos que constavam do plano de estágio ( vide anexo I ).

Estes objectivos foram larga medida alcançados pois o estágio foi grosso modo prático e naquelas questões de natureza formal não houve muitas dificuldades em aborda-las, devido a semprepronta disposição da supervisora do estágio, assim como do gestor dos recursos humanos e do pessoal afecto a instituição, principalmente o sector dos recursos humanos.







2. Relação entre Diversos Sectores de Actividade da Empresa

Durante o período do estágio foi notório observar a estrita ligação que existe entre os diversos departamentos[1] da instituição na gestão diária da mesma....
tracking img