Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conheça as diferenças entre os métodos de alfabetização
CYNARA MENEZES
free-lance para a Folha de S.Paulo

Fônico
Enfatiza as relações símbolo-som. Há duas "correntes". Na sintética, o aluno conhece os sons representados pelas letras e combina esses sons para pronunciar palavras. Na analítica, o aluno aprende primeiro uma série de palavras e depois parte para a associação entre o som e aspartes das palavras. Pode utilizar cartilhas.

Linguagem total ("whole language")
Defende que os sistemas linguísticos estão interligados, e que a segmentação em imagens ou sons deve ser evitada. Os estudantes são apresentados a textos inteiros, já que acredita-se que "se aprende lendo". Em sala de aula, o professor lê textos para os alunos, que acompanham a leitura com o mesmo texto, assim se"familiarizando" com a linguagem escrita. A partir dessa familiarização, vão aprendendo palavras e, depois, as sílabas e as letras. Não utiliza cartilhas.

Orientação dos PCNs
Diagnóstico prévio do aluno antes de optar por qualquer método. Algumas crianças entram na primeira série sabendo ler. O professor lê textos em voz alta e é acompanhado pela classe, que tem em mãos os mesmos textos. Osalunos são estimulados a copiar textos com base em uma situação social pré-existente: por exemplo, eles ouvem poesias e compõem, por cópia ou colagem, seus cadernos de poemas favoritos. A leitura em voz alta por parte dos estudantes é substituída por encenações de situações que foram lidas, desenhos que ilustram os trechos lidos etc. As crianças aprendem a escrever em letra de forma; a consciênciafônica é uma consequência. Não utiliza cartilhas.

Alfabético
Os alunos primeiro identificam as letras pelos seus nomes, depois soletram as sílabas e, em seguida, as palavras antes de lerem sentenças curtas e, finalmente, histórias. Quando os alunos encontram palavras desconhecidas, as soletram até decodificá-las. Pode utilizar cartilhas.

Analítico
Também conhecido como método "olhar-e-dizer",começa com unidades completas de linguagem e mais tarde as divide em partes. Exemplo: as sentenças são divididas em palavras, e as palavras, em sons. O "Orbis Sensualium Pictus" é considerado o primeiro livro escolar importante. Abaixo das gravuras estavam os nomes impressos para que os estudantes memorizassem as palavras, sem associá-las a letras e sons. Pode utilizar cartilhas.

SintéticoComeça a ensinar por partes ou elementos das palavras, tais como letras, sons ou sílabas, para depois combiná-los em palavras. A ênfase é a correspondência som-símbolo. Pode utilizar cartilhas.

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

1)Fonético ou Tradicional
Das partes para o todo. Pode ser utilizado ainda hoje com sucesso
O processo fonético é individual.
A criança precisa ter para aprender o métodosintético.
Discriminação visual : falar
Visório Motora
Lateralidade.

2) Analítico ou global
Do todo para as partes
Texto- frase – palavra – sílaba – letra
1º. Tema : escolhido pela criança
2º Tema : Textos diferentes.
3º Tema : Frases
4º Tema : Palavras
5º Tema : sílaba

Definição de alfabetização
Método tradicional ou sintético fonético.
É a reprodução do som das palavrasProcesso de aquisição do código escrito das habilidades de leitura e escrita.
É a codificação e decodificação.
A alfabetização seria um processo de compreensão e expressão de significados, um processo de representação que envolve substituições gradativas (ler um objeto, um gesto, uma figura, uma palavra) em que o objeto primordial é a apreensão e a compreensão do mundo, desde o que está mais próximo acriança até ao que lhe está mais distante, visando a comunicação e a aquisição do conhecimento.
Para alfabetizar uma criança é preciso conhecer todo o mundo a volta dessa criança, qual a visão de mundo ao redor dela.

Causas do fracasso da alfabetização
Antes de tudo devemos pensar de forma global.
Aluno : Interesse, meio ambiente, situação econômica, física, capacidade de aprendizagem,...
tracking img