Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
skip to main | skip to sidebar
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

O Processo de Enfermagem indica um trabalho profissional  específico e pressupõe uma série de ações dinâmicas e interrelacionadas para sua realização, ou seja, indica a adoção de um determinado método ou modo de fazer (Sistematização da Assistência deEnfermagem), fundamentado em um sistema de valores e crenças morais e no conhecimento técnico-científico da área. Na literatura, costuma ser descrito como o ponto focal, o cerne ou a essência da prática da Enfermagem.

Pode-se definir o Processo de Enfermagem como:

1) um instrumento tecnológico de que lançamos mão para favorecer o cuidado, para organizar as condições necessárias à realização docuidado e para documentar a prática profissional; ou

 2) um modelo metodológico que nos possibilita identificar, compreender, descrever, explicar /ou predizer as necessidades humanas de  indivíduos, famílias e coletividades, em face de eventos do ciclo vital ou de problemas de saúde, reais ou potenciais, e determinar que aspectos dessas necessidades exigem uma intervenção profissional de enfermagem.(ações e intervenções de enfermagem), tendo como base o julgamento sobre necessidades humanas específicas (diagnóstico de enfermagem), para alcançar resultados pelos quais se é legalmente responsável (resultados de enfermagem)4.

O significado atribuído ao Processo de Enfermagem e o modo como ele é aplicado à prática profissional são dinâmicos, modificando-se ao longo do tempo e de acordocom os diferentes cenários da prática assistencial.

A expressão Processo de Enfermagem ainda não era utilizada na segunda metade do século XIX, muito embora, à época, Florence já enfatizasse a necessidade de ensinar as enfermeiras a observar e a fazer julgamentos sobre as observações feitas7. Sua introdução formal na linguagem profissional ocorreu nos anos 50 do século XX, sob influência dométodo de solução de problemas, cujas raízes eram o método  científico de observação, mensuração e análise de dados. Observa-se, nesse momento histórico, a ênfase no ensino do método de solução de problemas nas escolas de enfermagem, durante o que se destacava a importância da coleta sistemática e análise de dados, realizadas com rigor metodológico 6.

Em 1967, o Processo de Enfermagem foi descritopor Helen Yura e Mary B. Walsh com quatro fases: coleta de dados, planejamento, intervenção e avaliação. Ao descrevê-lo, as duas  autoras enfatizaram as habilidades intelectuais, interpessoais e técnicas que consideravam ser necessárias e essenciais à prática profissional e, portanto, aspectos significativos para a  execução do Processo de Enfermagem8.

Em 1973, foi realizada a primeiraconferência para classificação de diagnósticos de enfermagem em que, usando tanto o processo de raciocínio dedutivo quanto o indutivo, as participantes elaboraram e aprovaram a primeira listagem de problemas/situações que eram reconhecidos na prática como pertencentes ao domínio independente da profissão1,3.

O termo diagnóstico estava presente na literatura da área desde 1950, quando o início de uma novageração do Processo de Enfermagem e, acima de Louise McManus, em conferência pronunciada no Teachers College, em Nova Iorque, se referiu à função específica da enfermeira como sendo a identificação ou diagnóstico do problema e o reconhecimento de seus aspectos inter-relacionados, assim como a decisão sobre as ações a serem implementadas para sua solução. Entretanto, até 1973, a etapa diagnósticanão estava incluída no Processo de Enfermagem. Em vista desse fato, pode-se afirmar que o movimento de identificação e classificação de diagnósticos de enfermagem marcou tudo, o início de uma nova era para a Enfermagem, que avança progressivamente, desde então, para sua estruturação definitiva como uma Ciência1,3.

O foco da terceira geração do Processo de Enfermagem, iniciada por volta dos...
tracking img