Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Foi desenvolvido o projeto de ação no hospital Dr: Jose Borba uma instituição publica, um hospital de médio porte é uma matriz tem uma área ocupada 10.000 metros quadrado, esta localizado em santa Maria da vitoria Bahia na Avenida Roberto santos no bairro sambaiba e foi fundado em 1982.
Nesta instituição o assistente social foi inserido a pouco tempo com necessidade de uma assistentesocial na área da saúde destinado para a efetivação dos direitos dos usuários e para o projeto de humaniza SUS. Um profissional que tem a questão social como um instrumento de atuação com o objetivo da real efetivação de direitos da sociedade, este profissional capaz de assegura um atendimento adequado, com o objetivo central a efetivação de um estado de bem estar se faz mesário na áreahospitalar. Sua atuação se dar em um ambiente cercado de contradições e questões que vão muito além de atender ou não atender pacientes com alguma enfermidade.
Baseando-se em análise da realidade in loco, um problema latente é a falta de orientação aos usuários que se enquadram em receber o BPC (beneficio de prestação continuada) onde os mesmo estão desprovidos deste direito por falta de orientação.Este projeto foi elaborado através da boa relação entre a equipe estagiário e assistente social, vendo a demanda problemática e elaborando um projeto que vem oferecer um esclarecimento de direitos para o usuário a sua família.
Com isto o projeto “BPC claro e objetivo” vêm com a finalidade de orientar de forma clara e objetiva, ou seja, na linguagem dos usuários que se enquadram para receber o BPC.Com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos usuários.

Desenvolvimento
O BPC é um direito onde é garantido por lei pela Constituição Federal de 1988, na Seção IV - Da Assistência Social, Artigo 203, Inciso V, determina "a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a manutenção ou de tê-la provida porsua família, conforme dispuser a Lei". E a Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS, nos seus Artigos 2º, inciso V, 20 e 21, regulamenta este benefício assistencial, garantindo 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou tê-la provida por sua família e oidentifica como o Benefício de Prestação Continuada.
A garantia constitucional deste benefício no âmbito da assistência social caracteriza-o como um benefício assistencial ao qual tem direito:
a) todas as pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente e para o trabalho, pertencentes à famílias com renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo, independentemente deidade, e de terem realizado contribuições para a previdência social.
b) todas as pessoas idosas, com 65 anos ou mais, pertencentes às famílias com renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo, independentemente de terem realizado contribuições para previdência social.
Por tanto, é indispensável que os assistentes sociais tenham como referência os princípios e diretrizes das LOAS, daPNAS/2004 e do Sistema Único de Assistência Social, e conheçam as características próprias e as condições especiais dos beneficiários, bem como os serviços existentes na comunidade, tanto os de assistência social, quanto os das áreas de saúde, trabalho, justiça, lazer, cultura e outras, com o objetivo de facilitar o acesso dessas pessoas e dos integrantes de sua família, aos serviços de promoçãosocial, com vistas à garantia de qualidade de vida e superação das condições que deram origem ao benefício.
A metodologia do projeto “BPC claro e objetivo” foi realizada de forma dialética, visando transformar a realidade dos beneficiários. O projeto foi desenvolvido através de Palestras socioeducativas abordando o tema- BPC-, que acontecera 03 vezes por semana.
Acontecera uma palestra com a...
tracking img