Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, proposto pela professora doutora Rosely S. Archela, na disciplina Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente,tem por objetivo vivenciar a prática docente no ensino fundamental em escolas públicas. Neste caso, o colégio estudado foi o Colégio Estadual Hugo Simas, localizado no centro da cidade de Londrina-PR.
Foi observada a prática docente, como oprofessor faz o planejamento de suas aulas, atividades, trabalhos e avaliações. Foi analisado também questões como postura, didática, material utilizado, infra-estrutura do colégio e da sala de aula, e tudo que envolve o magistério e a educação, inclusive o comportamento dos alunos.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O colégio em que foi realizado o Estágio de Observação de Vivência Docente foi o Colégio EstadualHugo Simas, localizado na Rua PioXII, número 195, no centro da cidade de Londrina-Paraná.
O colégio conta com muitos funcionários como faxineiros, cozinheiros, seguranças, porteiros, secretários, professores, coordenadores, diretores, entre outros.
Quanto à estrutura física, o colégio ocupa quase um quarteirão, foi recentemente reformado, é um local muito bonito, bem conservado e organizado.Quando se entra no colégio, pode-se ver alguns trabalhos expostos de diversas disciplinas nos murais realizados pelos alunos. O ambiente sala de aula também é bem conservado, com carteiras razoavelmente confortáveis e comporta ,em média, pelo menos na sexta série, 40 alunos.
Os alunos utilizam o uniforme e ficam retidos na quadra do colégio enquanto aguardam o sinal para início das aulas. O que sepode notar nos alunos do colégio é que em sua maioria são alunos de classe média, diferente dos das escolas periféricas onde as rendas são mais baixas.
O colégio tem grande importância para o lugar onde está instalado porque abriga uma quantidade enorme de alunos, desde a primeira série do ensino fundamental ao terceiro colegial do ensino médio.
HISTÓRIA DE VIDA DO PROFESSOR
A professora queconcedeu o estágio e quem a aula tive a oportunidade de observar está trabalhando neste colégio há menos de um ano, tendo iniciado suas atividades no início do período letivo de 2008, lecionando com turmas de 5ª série, 6ª série e 8ª série. Segundo ela, o livro didático é bom, mas não pode se prender totalmente a ele, devendo sempre ter alguma informação extra para passar aos alunos.
Tem algunsproblemas em questão de disciplina com as crianças de 5ª série porque nessa faixa etária os alunos não se concentram muito, se dispersando constantemente, sendo mais trabalhoso manter a atenção de todos.
Já com a sexta série ela consegue lecionar melhor, sendo a oitava a mais difícil de lecionar, talvez pelo motivo de que esses alunos com faixa etária de 13 a 15 anos estejam entrando na suaadolescência, tem outras responsabilidades, hormônios em alta, e alguns outros problemas pessoais que também interferem no comportamento e aprendizado.
A visão que ela tem hoje do ensino do Brasil é que não é das melhores condições. Quando iniciou sua licenciatura queria mudar o rumo do ensino no Brasil, tentar melhorar a educação, porém afirma que não consegue, é muito difícil, as próprias regras dasescolas não permitem. Ela diz também que até as Universidades não conseguem preparar o alunado para ser professor realmente, que essa experiência só se adquire através da prática, ensinando, ai sim se pode ter uma visão da realidade do ensino brasileiro.
Apesar do lado de não conseguir mudar o ensino ela leva sua profissão muito bem, gosta de estar ali dando aula, gosta de seus alunos. Como diz ela“vou tocando para frente”.
PLANEJAMENTO DE AULA
Com relação ao planejamento de aulas, vou fazer um apanhado geral de todas as matérias abordadas pela professora, e temas de aula, assim como o material utilizado e atividades.
As aulas duram 50 minutos, e os temas trabalhados foram com respeito à população e fuso horário, abordando senso demográfico, taxa de natalidade, taxa de mortalidade,...
tracking img