Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este relatório tem como principal objetivo mostrar as atividades desenvolvidas durante o estágio desenvolvido na empresa COOPMIL( Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Policiais Civis e Militares do Estado de São Paulo), no bairro da Sé cidade de São Paulo-SP,durante o terceiro semestre de 2008.

O processo estágio foi iniciado na área de atendimento aocooperado, com uma entrevista na própria empresa, logo após passei por uma bateria de exames médicos , somente após os resultados positivos iniciei o estágio no dia 18 de Maio de 2008 até 19 de Maio de 2009 . Na primeira semana de estágio a empresa ofereceu 2 cursos um de Atendimento ao cliente e outro de Matemática Financeira esses cursos serviram de suporte para o meu início na cooperativa,pois nunca tinha trabalhado nessa área. Durante minha fase de estagiária eu cumpria uma carga horária de 6 horas diárias, com início as 9:00 horas da manhã e intervalo para o almoço de 12:30 a 13:00 horas e saída as 15:00 horas da tarde.Na Cooperativa eu estagiava no Setor de Operações onde realizava a tarefa de atendimento ao cliente (cooperado) , afim de atender suas necessidades financeiras,através da liberação de Crédito Pessoal.

A empresa fornece os seguintes benefícios aos estagiários:
* Salário mensal
* Vale transporte
* Convênio médico



O surgimento das primeiras cooperativas está registrado oficialmente no início do século passado, na Inglaterra e Alemanha. A fundação da primeira cooperativa é atribuída a um grupo de trabalhadores deRochdale, em 1844, na Inglaterra, o qual tinha como proposta a eliminação do lucro pela retenção do excedente e retorno apenas de sobras, o fim da concorrência interna e a simplificação da repartição dos ganhos obtidos. Estes princípios que regiam a cooperativa de Rochdale se tornaram referência para todo o movimento cooperativista do mundo (Rech, 2000).      3. RELATÓRIO DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado no segmento Financeiro no setor de operações, onde desenvolvia tarefas de atendimento pessoal fazendo análise da conta o cooperado para liberação de Crédito Pessoal. A seguir irei relatar as tarefas que desenvolvi durante o estágio supervisionado:

3.1 Análise de Crédito

Este serviço deanálise de crédito por se tratar de uma cooperativa de crédito mútuo, disponibiliza aos seus cooperados linhas de créditos especificas, com os menores juros aplicados no mercado. A análise é feita através de documentação que pode variar de acordo com a liberação para a liberação de empréstimo pessoal os documentos necessários para a análise são os seguintes:
Documento com foto (Funcional, RG ouCNH)
Ultimo Holerite
Extrato Bancário de mês vigente ( no 5° dia útil)

Para liberar o crédito é necessário analisar o hollerith para não comprometer 1/3 de sua renda liquida e o extrato para identificar todos os descontos no dia do pagamento inclusive os da cooperativa.

3.2 Renegociação de Débitos

Para realizar a renegociação de empréstimos no sistema basta clicar com botãodireito do mouse, sobre os contratos dos empréstimos, em seguida clicar em renegociação de empréstimos, selecionar os contratos que serão alterados com duplo click, digitar a quantidade de parcelas solicitada pelo cooperado. Aparecerá a simulação de valores e em seguida basta clicar em efetiva renegociação.

3.3 Amortizações

São os procedimentos que o cooperado solicita quando ele vempara quitar os seus débitos que podem ser através de transferência do capital quando ele o tem disponível ou através de espécie que ele possui para amortizar.

3.4 Integralizações

São os procedimentos que o cooperado solicita quando quer fazer depósitos esporádicos em seu capital ou quando necessitar completar o capital para realizar empréstimos .

3.5 Resgate

São...
tracking img