Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRO CAPITULO

1.0.AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

1.1. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Segundo a professora Jussara Hoffmann, avaliar num novo paradigma é dinamizar oportunidades de ação-reflexão, num acompanhamento permanente do professor e este deve propiciar ao aluno, em seu processo de aprendizagem, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na construção deverdades formuladas e reformuladas.
Nas leis de diretrizes e bases nº 9.394/96, de acordo com o artigo 24, inciso V sobre avaliação escolar segue-se:
- uma avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
- a possibilidade de aceleração para alunoscom atraso escolar;
- a possibilidade de avanços nos cursos e nas séries e diante verificação de aprendizado;
- o aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
- a obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os acasos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino e seus regimentos.
Avaliação escolar é umprocesso pelo qual observa-se, verifica-se, analisa-se, interpreta-se um determinado fenômeno (construção do conhecimento), situando concretamente quanto aos dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão em busca da produção humana.

1.2. REALIDADE, QUALIFICAÇÃO, DECISÃO.

Segundo o pedagogo Cipriano Carlos Luckesi, avaliar tem basicamente três passos:
- Conhecer o nível de desempenho do alunoem forma de constatação da realidade;
- Comparar essa informação com aquilo que é considerado importante no processo educativo (qualificação);
- Tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.
Nesse sentido, é essencial definir critérios em que caberá ao professor listar os itens realmente importantes, informá-los aos alunos, sem uma necessidade, pois a avaliação só temsentido quando é contínua, provocando o desenvolvimento do educando.
O importante é que o educador utilize o diálogo como fundamental eixo norteador e significativo papel da ação pedagógica.
Por conseguinte, a avaliação qualitativa deve estar alicerçada na qualidade do ensino e pode ser feita para avaliar o aluno como um todo no decorrer do ano letivo, observando a capacidade e o ritmo individual decada um.
Dessa forma, para haver uma avaliação qualitativa e não classificatória deve acontecer uma mudança nos paradigmas de ensino em relação à democratização da educação escolar. Esta democratização tem sido um dos maiores problemas com os quais a escola se defronta, por exemplo, como ter um projeto senão existe espaço sistemático de encontro dos que compõem a comunidade escolar uma realizaçãocoletiva?
A auto-avaliação deve estar presente em todos os momentos da vida, como ato de julgar o próprio desempenho de alunos e professores. O educador deve se auto-avaliar, revendo as metodologias utilizadas na sua prática pedagógica. E a auto-avaliação do aluno deve servir como subsídio para a sua própria avaliação e para refletir sob a relação e interação entre educando e educador.

1.3.INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

O professor deve utilizar instrumentos avaliativos vinculados à necessidade de dinamizar, problematizar e refletir sobre a ação educativa/avaliativa da instituição. Pode utilizar métodos como:
- auto-avaliação: este instrumento de avaliação deve ser utilizado pelo educando que se preocupa em formar indivíduos críticos, sendo capazes de analisar suas próprias aptidões,atitudes, comportamentos, pontos favoráveis e desfavoráveis e êxitos na dimensão dos propósitos. Ao ser utilizado, os educandos começam a ter mais responsabilidade por suas próprias construções individuais. Propicia, portanto, condições para o aluno refletir sobre si mesmo e o que tem construído ao longo da vida.

1.4. PORTIFÓLIO

É uma pasta portátil que contém a trajetória, a caminhada do...
tracking img