Relatorio de estagio tecnico em vestuario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
SENAI BLUMENAU

CURSO TÉCNICO EM VESTUARIO

TÉCNICO EM VESTUARIO

ALUNO: MARCOS NOVACK

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

BLUMENAU – SC
2010

ALUNO: MARCOS NOVACK

TÉCNICO EM VESTUARIO

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Técnico em Vestuário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –Blumenau– como requisito parcial para conclusão do curso.

Professor Orientador: Jair Simões Soares

BLUMENAU – SC
2010

FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO

DADOS DO ESTÁGIO:

1. Professor (a) Orientador (a): Jair Simões Soares

2. Área de realização: SETOR CORTE

3. Período de realização: VALIDAÇÃO DE ESTAGIO

4. Carga Horária: 400 HORAS

DADOS DAUNIDADE CONCEDENTE:

5. Razão social: NÚCLEO INDÚSTRIA TÊXTIL

6. Nome fantasia: NÚCLEO

7. Supervisor do estágio: ORIVALDO NOLLI

8. Cargo do supervisor: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO

9. Endereço da Unidade Concedente: RUA CAPITÃO SANTOS Nº38 BAIRRO GARCIA

10. Telefone da Unidade Concedente: FONE: 3035-9090

SUMÀRIO

INTRODUÇÃO

O estagio foi realizado no Setorde Corte da Empresa Núcleo Indústria Têxtil. Uma empresa de médio porte que foi criada com o objetivo de fornecer produto infantil para magazine no setor de vestuário.
Quando a empresa começou o cliente fornecia os modelos com os pedidos já definidos para a empresa produzir. Toda a produção era terceirizada. Atualmente a empresa já conta com os setores de desenvolvimento, modelagem eencaixe com o CAD, sala de amostra, almoxarifado, corte e sala de distribuição do corte, revisão e embalagem. Atualmente todos os pedidos da empresa são inspecionados no quesito qualidade por uma empresa terceirizada que aprova ou reprova os pedidos antes de serem enviados para o cliente. A inspeção do produto antes de enviar para o cliente forçou todos os setores da empresa a preocupar-se com aqualidade do produto.
A contribuição deste estágio se concentra no setor de corte.
Juntamente com o risco o corte é considerado mundialmente como o processo industrial de maior importância na confecção, pois o resultado da operação de ambos influenciará sensivelmente na qualidade e preço final do produto. Os fatores que devem ser observados entre outras coisas no corte são: tecido,tonalidades, larguras, quantidades, metragem, fabricante, composição do tecido, etc...

JUSTIFICATIVA

Os problemas que podemos encontrar em uma empresa cujo setor de corte esteja sem planejamento podem ser inúmeros. Como o setor de corte é o carro chefe da empresa é necessário ter um tempo para planejamento e elaboração de forma de trabalho, desde equipe de trabalho, maquinário, local eespaço para o bom desenvolvimento do trabalho.
O setor de corte é responsável por receber os rolos de malha, preparar a programação de corte, executar os trabalhos que estão na fila de execução, efetuar a liberação das peças cortadas para uma área de espera para a costura.
Num âmbito de suprir perspectiva da organização do trabalho, devem ser levados em conta desde os materiais, osequipamentos, procedimentos, até o gerenciamento dos incidentes.
Visando ter toda aplicação do que foi aprendido no curso na sala de aula e hoje poder aplicar na empresa é proposta deste trabalho.

OBJETIVO GERAL

Colocar em prática todo conhecimento adquirido no curso Técnico em Vestuário, para melhorar o fluxo da produção do corte com um sistema de trabalho planejado. Através daorganização dos processos e métodos de cada posto de trabalho, estabelecendo um padrão de eficiência para cada funcionário para atender a perspectiva da produção dos outros setores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estabelecer seqüencia operacional para todas as atividades, assim formalizando todos os processos dentro do setor de corte. Expondo um mural com os processos definidos para cada função....
tracking img