Relatorio de estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO 7

Este relatório foi elaborado para expor meus conhecimentos obtidos no decorrer docurso normal médio da escola Coronel Pedro José Rufino na disciplina de estágio supervisionado, onde contém relatos sobre palestras, oficinas e observação e regências realizadas nas séries iniciais do 1º ao 5º do ensino fundamental, e também na educação infantil no CIEI com crianças de 3meses a 5 anos de idade.

















2.DESFILE CÍVICO 8
No dia 14 de maio foi realizado em jardim o desfile cívico em comemoração aos 65 anos da cidade, onde contou com participação das escolas estaduais,municipais e redes particulares de ensino e também a participação da Banda Águas de bonito que comandou a orquestra do desfile.
O tema abordado este ano foi a preservação do meio ambiente, reciclagem com criatividade, sustentabilidade e também a importância da água em nossas vidas. Onde podemos observar o empenho dos professores em passar a mensagem de como devemos preservar o meioambiente e suas riquezas. A escola Coronel Pedro José Rufino teve como tema a água e sua importância onde todos se empenharam e organizaram as crianças pra repassar a mensagem de que não devemos poluir nossos rios e mares e para que todos compreendam que sem a água não poderemos viver e mais do que isso, sem a água jamais poderá existir qualquer tipo de vida animal ou vegetal.
Asescolas também deram um show de criatividade tanto nos temas como nas fantasias das crianças e o tema abordado este ano foi de ótimo desempenho por todas as escolas de Jardim parabéns.k











3.PALESTRAS 9
3.1 REGIMENTO ESCOLAR
A palestra sobre o regimento escolarocorreu no dia 17 de maio DE 2011 orientado pela professora Rosana, aprendemos que o regimento escolar é o documento administrativo e normativo de uma unidade escolar que, fundamentado na proposta pedagógica, estabelece a organização e o funcionamento da escola e regulamenta as relações entre os participantes do processo educativo.
Ele é um conjunto de regras que determinam a organizaçãoadministrativa, didática, pedagógica, disciplinar, estabelecendo a forma de trabalho, as normas para realizá-lo, assim como os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Divide as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suasmãos, determinando sem democracia, o que cada um deve fazer e como deve fazer.
O Regimento é decorrente da reflexão da escola sobre si mesma. Mas deve seguir legislações e ordens que são aplicadas no país, estado e município. Como uma cadeia organizativa:
Leis que regem a educação nacional - leis e regras dos estados e das secretarias de educação, leis e regras dos municípios e dassecretarias de educação municipais.
Sendo que os municípios obedecem a legislação estadual e o Estado a legislação nacional.
As Secretarias de Educação podem determinar regras para organizar todas as escolas e facilitar a vida da população, como normas para realização das matrículas, calendário escolar,para elaborar um regimento escolar é importante a existência de técnicos na áreaadministrativa, de Rh e pedagógica ou pessoas com conhecimentos legítimos dessas áreas. Além do corpo técnico, todos devem participar, debatendo os capítulos, artigos e parágrafos, legitimando o trabalho. A democracia tem que acontecer e com responsabilidade, porque que alunos, gestores, professores, funcionários e a comunidade usarão esse documento.
3.2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO...
tracking img