Relatorio de estagio praticas da primeira infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gabriela Albuquerque Tavares RA:667159-4















Relatório de Estágio em
Educação Infantil de 0 a 3 anos











Relatório de Estágio elaborado sob
A orientação da Profª. Eliana Mariano Rosa
Como exigência parcial da disciplina de
Prática na Primeira Infância











UNIP – 2009
Introdução


…“A formação psicológica dos professoresnão pode ficar limitada aos livros. Deve ter uma referência perpétua nas experiências pedagógicas que eles próprios podem pessoalmente realizar (Wallon,1975a: 366).Com isso, Wallon está estabelecendo sua posição quanto às relações entre Psicologia e Educação: dois momentos complementares de uma mesma atitude experimental, e não uma ciência normativa e outra aplicada.
O professor precisa conhecer asteorias de desenvolvimento, de aprendizagem, de personalidade que os livros ensinam. Mas precisa ter uma atitude permanente de investigador do ser em desenvolvimento e de sua própria prática. E o conhecimento que aí adquire na prática volta para enriquecer as teorias. Ou seja, psicologia e pedagogia, em suas relações, realizam um benefício mútuo.
Wallon, psicólogo e educador, legou-nos muitasoutras lições.A nós, professores, duas são particularmente importantes. Somos pessoas completas: com afeto, cognição e movimento, e nos relacionamos com um aluno também pessoa completa, integral, com afeto, cognição e movimento. Somos componentes privilegiados do meio de nosso aluno. Torná-lo mais propício ao desenvolvimento é nossa responsabilidade.”

Segundo o princípio dialógico, que unenoções antagônicas, quase inconciliáveis, embora complementares: ordem/desordem, indivíduo/espécie, singularidade/diversidade, certeza/incerteza, consenso/conflito etc. A desordem é uma resposta necessária e, com frequência, até mesmo fertilizadora ao caráter esclerosado e simplificador da ordem. O princípio dialógico opera o ir e vir entre uma intância e outra. Há necessidade de um pensamentoque religue o que está separado e compartimentado, que respeite a diversidade e, ao mesmo tempo, reconheça o uno. Um pensamento multi-dimensional e organizador que conceba a relação recíproca todo/partes e que, ao invés de isolar o objeto estudado, considere-o em sua relação auto-ecoorganizadora com seu ambiente. Um pensamento que se reconheça inacabado e negocie com incerteza.Identificação da Escola


Centro de Educação Infantil- Diretor Antonio João Abdalla
Modalidade de atendimento – CEI
Rua: Angelo Aparecido dos Santos Dias, 257
Jardim São Jorge - SP
CEP: 05568-090
Tel: (11) 3782-0844 Unidade Pública Municipal: Decreto 32.780/92
Unidade Pública Estadual: Lei 4.982 de 08/04/86
Unidade PúblicaFederal: Decreto 10/10/96




Número aproximado de alunos: 146 Período Integral : das 7 às 17hs.
Módulo Crianças Atendidas
Berçario II-A ………………8
Berçario II-B ………………8
Mini Grupo I -A ………….. 11
Mini Grupo I -B……………11
Mini Grupo I -C …………...11
Mini Grupo I -D ………….. 11
Mini Grupo I -E ……………11
Mini Grupo I–F...................11
Mini Grupo II -A ………... 21
Mini Grupo II -B ………...…21
Mini Grupo II -C ………......21
Total ……………………. 146







Organização Física da Escola


A escola esta organizada em, 12 Salas de aula, 08 WC Crianças/Adolescentes, 01 WC Crianças/ Adultos com Deficiência, 01 WC Adulto, 01 WC Público, 01 Depósito de Bazar, 01 Sala de Enfermagem, 01Sala de Informática, 01 Bazar, 01 Sala de reuniões, 01 Recepção, 01 Sala Direção, 01 Sala Psicólogo/Gestor do CCA, 01 Sala Coordenadora Pedagógica / Equipe de Inclusão, 01 Cozinha, 01 Refeitório de Criança, 01 Despensa, 01 Almoxarifado Pedagógico, 01 Lavanderia, 01 Oficina de Mães/Artesanato, 01 Oficina Crianças/Atelier/Artes, 01 Sala de Música, 01 Sala de Vídeo, Área de Recreação externa e 01...
tracking img