Relatorio de estagio modelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA


DIANA MIRANDA DOS REIS
IVANIR TERESINHA KOHL
JUCELI FERREIRA ORTIZ
LETICIA DE SOUZA FURES






RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ALFABETIZAÇÃO


















PORTO XAVIER – RS
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

DIANA MIRANDA DOS REIS
IVANIR TERESINHA KOHL
JUCELI FERREIRA ORTIZ
LETICIA DE SOUZA FURESRELATÓRIO DE ESTÁGIO – ALFABETIZAÇÃO






Trabalho apresentado á disciplina de Estágio –Alfabetização, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba- FACINTER.


Tutor Local: Profª. Dirlei Deobald


Telessala. Centro Associado: Porto Xavier.Pólo de Apoio Presencial: STYLLUS.








PORTO XAVIER – RS.
2011

SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................04

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA...............................................06

2.1. LOCALIZAÇÃO DAESCOLA..............................................................................06

2.2.HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO......................................................................06

2.3. NÍVEIS DE ATENDIMENTO................................................................................06

3.CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO.................................................07

4.DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.......... 095. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................17

REFÊRENCIAS . .......................................................................................................18

















1. INTRODUÇÃO.




Os estágios constituem uma rica oportunidade de nos debruçarmos sobre a realidade, sustentado por umreferencial teórico consistente, buscando compreendê-la para aceitá-la ou procurar modificá-la. A realização dos mesmos possibilita o contato direto com a realidade escolar, propiciando, dessa forma as bases necessárias para a compreensão das questões relativas ao desempenho profissional, assim como oportuniza a vivência de práticas docentes que permitam compreender os seus fundamentos. O estágioAlfabetização tem como especificidades demonstrar que alfabetizar, sem duvida, é abrir oportunidades e deve ser uma ação responsável, que exige comprometimento, estudo e atualização constante.
O presente estágio foi realizado no período de 7 de fevereiro de 2011 a 21 de março de 2011, na telessala do Centro Associado, e no segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal PresidenteArthur da Costa e Silva situada no interior do município de Porto Xavier-RS, e ainda na sala do Centro Associado, pelas alunas do curso de pedagogia/Normal Superior-EAD da Faculdade Internacional de Curitiba.
O estagio - Alfabetização e a construção do presente relatório possuem como objetivos que o estudante analise o processo de ensino,observando,planejando ações a serem desenvolvidas comalunos dos anos iniciais do ensino fundamental e participando delas. Tem como finalidade, também, a reflexão sobre a prática pedagógica observada, a partir do que podem ser extraídas problematizações, as quais constituirão iniciação á pesquisa e ao ensino, desenvolvendo, assim, a atitude investigativa imprescindível ao educador contemporâneo no processo de alfabetização.
O Estágio realizadoe a construção do relatório são de extrema importância para a formação do acadêmico de Pedagogia, pois são componentes curriculares indispensáveis para a formação dos futuros professores e pedagogos. Através dos mesmos se dá a ampliação de conhecimento sobre essa modalidade de ensino, além de promoverem uma aproximação á uma realidade específica, um possível campo de atuação, sobretudo, um...
tracking img