Relatorio de estagio em ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília – UnB
Instituto de Ciências Biológicas – IB
Núcleo de ensino de ciências e biologia – NecBio

Relatório de Estágio supervisionado em ensino de ciências – Parte 01

Professora: Maria Luiza Gastal
Escola: Centro de ensino médio Júlia Kubitschek
Série: 6ª série/ 7º ano
Nome: Lais Bride matrícula: 09/0027493

Índice
Observação da escola------------------------------------------------------------------------ pg 03
Observação da professora ------------------------------------------------------------------- pg 04
Observação dos alunos ---------------------------------------------------------------------- pg 05
Sobre a regência ------------------------------------------------------------------------------ pg 06
Sobre a regência da Bárbara--------------------------------------------------------------- pg 07
Sobre a monitoria ---------------------------------------------------------------------------- pg 08
Considerações finais ------------------------------------------------------------------------- pg 08

Observação da Escola
Ao adentrar a escola a primeira característica que me chamou a atenção foi a excelente estrutura e estado deconservação que esta apresentava, com seus dois andares de salas de aula, laboratórios, cantinas, grandes banheiros limpos além das quadras poliesportivas cobertas. Diante dessa imensidão estrutural, procuramos saber se os laboratórios eram utilizados, e como resposta os alunos e os professores respondiam que não com certo tom de pesar.
Secundariamente a questão da segurança fornecida aos alunos,foi um ponto que impressionou bastante, já que a escola conta além do vigilante, com uma constante dupla da polícia militar dentro da escola, além da comum presença de membros do corpo de bombeiro.
Senti-me muito bem recebida por todos os membros escolares, desde o primeiro dia em que eu e minha colega iniciamos o estagio fomos recepcionadas com o sorriso e os cumprimentos de todos da escola,incluindo vigilantes, secretárias, professores, alunos, diretores e zeladores. Era notória a preocupação destes em nos deixar a vontade, como por exemplo, nos convidando para lanchar e para relaxar dentro da sala de professores. Nesse âmbito, ocorreu curiosamente o fato de um aluno ao nos avistar sentadas no pátio da escola se aproximou para nos conhecer, apresentou-se e se mostrou muitoentusiasmado em saber sobre nós, deste dia em diante seguiu nos cumprimentando e vindo até nós durante todos os dias em que nos encontrávamos.
Não tivemos qualquer dificuldade para contatar a escola e a professora para realizar o estágio. Assim que chegamos na escola já informamos o que viéramos realizar e imediatamente nos encaminharam para a professora de ciências da 6º série/7º ano do períodovespertino, esta se mostrou prontamente disposta em nos receber e nos acompanhar.
A crítica que tenho a fazer a escola como um conjunto, é em relação a falta de aproveitamento do espaço que os professores possuem para realizar suas aulas. A escola ao contar com salas de vídeo, laboratórios, quadra poliesportiva, além de grande área verde acaba por fornecer a professores e alunos várias opções dediferentes espaços psicopedagógicos que trariam diferentes metodologias didáticas, podendo ser bastante proveitosas ao ensino dos alunos.
Observação da professora
Como já mencionado anteriormente, a professora foi extremamente receptiva conosco, e se mostrou totalmente aberta a nos receber, se preocupando em nos deixar a vontade com o que quiséssemos realizar durante o estágio.
Durante operíodo de observação, a professora sempre nos apresentava para a turma que estávamos observando pela primeira vez, e no decorrer de suas aulas, ela se referia a nós muitas vezes utilizando a expressão: “Não é mesmo? Futuras professoras!”
Antes de entrarmos nas turmas – todas de 6ª série/ 7º ano – a professora sempre nos relatava o perfil da turma, ou seja, nos avisava qual era mais agitada, qual...
tracking img