Relatorio de estagio curricular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA - UNESC

ALUNO: SIDNEI DA SILVA SALAMONI.

RELATÓRIO DE ESTAGIO CURRICULAR.

Criciúma, 2011.

Orientadores: Eng. Evelise Zancan (UNESC) e Eng. Alex Vieira Benedet (EMPRESA)

Empresa: Companhia Catarinense de Água e Esgoto CASAN

Endereço: Av. Centenário 1200. Pinheirinho, Criciúma, SC.

Telefone: (48) 34617000

Site:http://www.casan.com.br

Número de horas: 90 horas.

1. INTRODUÇÃO.

Este relatório tem como principal objetivo mostrar as atividades desenvolvidas no estagio curricular que foi realizado na empresa CASAN, na cidade de Criciúma, SC, durante o segundo semestre de 2011.

O estagio foi realizado no setor SEOPA (Setor Operacional), que é responsável por realizar serviços de manutençãopreventiva, corretiva, ampliação de redes de água bruta, água tratada, ligações novas, manutenção de ramais prediais e fiscalização de abastecimento na cidade de Criciúma.

2. EMPRESA.

A CASAN – sociedade de economia mista, criada no ano de 1970, através da Lei Estadual 4.547, com objetivo de coordenar o planejamento e executar, operar e explorar os serviços públicos de esgoto eabastecimento de água potável, bem como realizar obras de saneamento básico, em convenio com municípios do estado.

Herdou do antigo Departamento Autônomo de Engenharia Sanitária – DAES, (onze) sistemas de abastecimento de água e 2 (dois) sistemas de coleta de esgotos. Com performance destacada, principalmente, na busca da melhoria da qualidade de vida dos catarinenses.A empresa abastece com água tratada 208 municípios catarinenses e 01 paranaense, beneficiando 94% da população urbana e conta hoje com mais de 2.500 colaboradores, atuando no estado.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.

Como já dito anteriormente, as atividades como estagiário foram iniciadas no dia 04 de agosto de 2011, tendo como supervisor de estagio o Eng. Alex Vieira Benedet.Esta sendo executada em Criciúma, a construção do canal auxiliar, obra esta que tem como objetivo reduzir as grandes cheias que ocorre nos meses de maiores precipitações atmosféricas no município de Criciúma, devido a isso a CASAN esta executando obra de deslocamento de suas redes e adutora em alguns pontos do município.

Obra localizada na AvenidaCentenária próximo as carrocerias Becker, bairro Santo Antonio, trata-se do deslocamento da adutora de água tratada DN 500 mm (ferro fundido), pois a mesma encontrava-se no traçado da obra do canal auxiliar.

Para o inicio da execução foi feito uma reunião com as pessoas envolvidas na ação, pois esta adutora alimenta aproximadamente 40% da população e parte do município da Içara. Umdos pontos acertado que seria feito a obra e aproveitaríamos o feriado de 07 de setembro para efetuarmos a interligação, participaram nesta obra:

• Responsável Técnico

• Estagiário de Engenharia Civil

• Encarregado

• Colaboradores (06)

Com os seguintes equipamentos:

• Caminhão Guindaste

• Caminhão Basculante

• Retroescavadeira

• TIRFOR

A escavação foi mecânica, descida dos tubos com auxilio de equipamento mecânico, o encaixe das juntas foi utilizado um TIRFOR, porem devido ao diâmetro da tubulação foi necessário a utilização da força hidráulica do braço da escavadeira (foto 1), no reaterro a primeira camada, até altura de 20 cm acima da geratriz superior do tubo foi feito com solo arenoso,as demais camadas foi utilizado os materiais da própria escavação.

Para deslocar a adutora foi utilizado curvas de 45 graus, sendo ancorada com abraçadeiras fixadas no concreto da galeria do rio Criciúma (foto 2), existente no local.

Nas ruas João Pessoa, Santo Antonio e Henrique Lage os prédios estão sendo abastecidos, com rede de 20 mm, pois as redes de...
tracking img