Relatorio de estágio em alimentos

1. INTRODUÇÃO

O estágio curricular supervisionado é a melhor oportunidade ao acadêmico de aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso de graduação, permitindo aograduando vivenciar a profissão na sua forma prática, percebendo os obstáculos do dia-a-dia.

O estágio foi realizado no Centro Universitário do Norte sob a supervisão do Professor Marco AurélioAlmeida de Oliveira. O total de 280 horas foi cumprido em sala buscando um maior conhecimento do papel farmacêutico nas áreas de indústria de alimentos e o papel do mesmo em relação à vigilânciasanitária.

O presente estágio vem mostrar a nos estudantes de farmácia um pouco, mas sobre a atuação dos mesmos na área de alimentos seja no âmbito industrial, ou em relação a vigilância sanitária. Naárea de alimentos, o profissional pode atuar na indústria de produtos alimentícios e de bebidas, principalmente no controle da qualidade microbiológica, físico-química e sensorial. Cabe a nos futurosfarmacêuticos também o desenvolvimento de novos produtos e ingredientes alimentícios. Nas instituições públicas ou privadas de pesquisa, as atividades estarão voltadas para a pesquisa básica eaplicada.

O Farmacêutico da Vigilância Sanitária é o profissional que fiscaliza todas as áreas, desde o controle da matéria-prima que serve para fabricar produtos diversos (produção) até a vendadestes produtos, passando pelas Boas Práticas de Fabricação. Cabe a este profissional também cuidar de todas as etapas para que os mais diversos produtos cheguem até o consumidor com qualidade.

OEstágio Supervisionado tem como principal objetivo proporcionar ao aluno o contato com a realidade na qual atuará. Caracteriza-se como um momento de análise e apreensão do contexto real, sendo umelemento indissociável do conhecimento teórico. É parte integrante do processo de formação inicial e constitui-se como o espaço, por excelência, em que se realiza a união dialética entre a teoria e a...