Relatorio de entrevista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

TURMA: LEDO085
DISCIPLINA: Linguística Aplicada a Língua Portuguesa
PROFESSORA: Ana Maria de Sousa Santos
TEMA DA AULA PRÁTICA: Entrevista
COMPONENTESDO GRUPO: Adenilza, Dadilene, Domingas, Fábia, Gisele, Hédima, Joana Darc, Luciene, Zenite
DATA: 02/12/11

Relatório de Entrevista

Entrevista realizada dia 26 de novembro de 2011 as 14h00 com asenhora Benedita Maria de Jesus, residente a Avenida Paraná, Bairro Jardim Primavera, São Domingos – GO, idade 83 anos, não alfabetizada. A entrevistada nasceu em 1928 no município de Santana – BA,foi criada pela mãe até aos doze anos. Com o falecimento da mãe passou a morar com os tios, não teve oportunidade de estudar, pois ajudava no trabalho da roça para auxiliar o sustento da família.Casou aos 16 anos, após ser mãe de 04 filhos separou – se do esposo.
Aos 30 anos veio de Santana para São Domingos juntamente com os filhos e a irmã em uma viagem a cavalo que durou aproximadamente 08dias. Chegando ao local pretendido foi trabalhar na roça porque naquele tempo praticamente todo sustento era retirado da própria terra, uma vez que não existia venda de alimentos industrializados ouprontos para o consumo.
Apesar das dificuldades que encontrou frequentou a escola por alguns meses conseguindo então memorizar a escrita do seu nome.
Tem muitas saudades dos amigos e de sua terranatal, porque desde que saiu de lá nunca mais regressou perdendo então contato com familiares e amigos.


Observações:
Apesar de dona Benedita residir em São Domingos desde 1953 ainda carrega umpouco do sotaque baiano e utiliza muito expressões como: Vixe Maria!, menino danado!, “óia gente”. Em relação aos pronomes o mais usado é você e nós (“ocê”- “nóis” dito pela entrevistada). Há muitasvariações fonológicas e morfossintáticas, entre elas podemos citar: redução de ditongo ou em o: roupa – ropa, contração de proparoxítonas em paroxítonas: árvore – avre, transformação de lh em l:...
tracking img