Relatorio de elevador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nove de Julho

PROJETO INTEGRADOR DE ENGENHARIA: ELEVADOR DE POLIAS

São Paulo
2013

Bruna Siqueira de Oliveira
Bruno Ariel Borba Silva
Douglas Mendes Porto
João Paulo Bueno de Moraes
Kelvyn Romera
Waldson Wanderley Cardoso

Projeto Integrador de Engenharia: Construção de Protótipo para Lançamento de Esferas em uma Pista de Bocha ou “Curling” – Relatório I

Trabalhode Conclusão de Curso apresentado à Universidade Nove de Julho como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Engenheiro.

Orientação: Professor Marcos Naldi

São Paulo
2012
Resumo

Visando a aplicação dos conhecimentos adquiridos no primeiro semestre do curso de Engenharia, para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às diversas áreas de estudo, temos opropósito de realizar um Projeto Integrador.
Neste ano, temos como projeto a construção de um equipamento de propulsão de esferas de bilhar (“snooker”) em uma pista horizontal, com um alvo distante 5 metros minimamente do local de lançamento. A finalidade do protótipo é deixar a quantidade de esferas da equipe mais próximas do centro do alvo.
A construção do protótipo deve ser realizada dentro dasnormas concedidas para o grupo pelo nosso Professor Orientador, Marcos Naldi. Os materiais utilizados devem ser recicláveis e sustentáveis. A esfera deverá, preferencialmente, ter um trajeto linear, sendo proibido atirá-las de forma oblíqua ou vertical em relação ao solo. Uma vez lançadas, os movimentos devem ser autônomos, não sofrendo quaisquer interferências humanas.
Este relatório detalha, deforma mais concisa possível, a construção do projeto pelo grupo, desde sua ideia inicial, até a sua conclusão, passando pelas dificuldades encontradas em cada etapa, as ações do grupo para a resolução dos problemas, os testes realizados e seus resultados.

Lista de Figuras

Figura 1 - Pista para encontro de móveis. 9
Figura 2 - (a) Várias situações de uma mola sofrendo deformações. A molacom o seu comprimento natural L0; comprimento L1 e L2 após aplicação da força F1 e F2 (devido ao peso das massas de 100g e 250g); mola mais rígida após com o comprimento final L3 após a aplicação da força F1. (b) As forças que atuam no sistema massa-mola. 12

Lista de Tabelas

Tabela 1– Tabela de tarefas e aproveitamento do tempo dos integrantes do grupo. -----------13Tabela 2 – Materiais utilizados e seus respectivos custos para o grupo. ------------------------14

Lista de Abreviaturas e Siglas

cab. cil. – Cabeça cilíndrica
SI – Sistema Internacional de Medidas

Lista de Símbolos

F Força
Fel Força elástica
K Constante elástica
Δl Deformação da mola
□ Quadrado
Ø Diâmetro

SumárioResumo 2
Lista de Figuras 3
Lista de Tabelas 4
Lista de Abreviaturas e Siglas 5
Lista de Símbolos 6
Sumário 7
Introdução 8
Objetivo Geral 8
Objetivo Específico 8
Apresentação do Projeto 9
Regras para Pontuação 9
Metodologia 10
Referencial Teórico 10
Lei de Hooke 11
Cronograma 13
Construção do Protótipo 14
Resultados Esperados e Obtidos 15
Conclusão 16Referências 17
Anexos 18

Introdução

“A engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades” (pt.wikipedia.org/wiki/Engenheiros). Segundo Bazzo¹, “ninguém é conhecido como engenheiro se não dominar minimamente os tópicos de sua área de trabalho”.
1º Semestre: o início, a base.Física, Matemática, Lógica, Programação, Desenhos, Redação. Teorias. Para solidificarmos essa base, recebemos o primeiro desafio: aplicar todas as disciplinas em um projeto. Começamos a desenvolver um raciocínio analítico, enxergamos a necessidade de uma certa dose de ousadia, de irmos além dos materiais, processos e sistemas já consagrados e buscarmos o novo, a evolução.

Objetivo Geral...
tracking img