Relatorio de eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESUMO
Neste relatório, com base em alguns experimentos práticos e com o conhecimento teórico que temos, iremos chegar resultados e conclusões que aumentará e dará uma ênfase nos nossosconhecimentos sobre a indutância. Os experimentos práticos farão com que nós mostremos os efeitos da indutância em circuitos de corrente alternada, as experiências que Faraday e a diferencia entreauto-indutância de indutância mútua.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nos circuitos de corrente alternada, onde a corrente está variando continuamente de intensidade e direção, os efeitos de indutância são de grandeimportância. Nos circuitos de corrente alternada, a indutância é sempre considerada como um fator origem e de maior importância que a resistência da bobina, já que, na maioria dos casos, a oposiçãoque a indutância de uma bobina apresenta à passagem da corrente alternada é muito maior que a resistência da bobina.

Indutância Mútua:

Analisemos agora a possível interação entre dois circuitos:consideremos um circuito percorrido por uma corrente I1, possivelmente variável no tempo, responsável por um campo magnético B1 em todo o espaço. As linhas deste campo magnético atravessam, emparticular, a superfície definida por um outro circuito fechado 2, em que supomos não haver inicialmente corrente. No entanto, se houver uma variação de I1 com o tempo, também B1 será variável, gerando umfluxo variável através do segundo circuito; de acordo com a lei de Faraday, este fluxo é responsável por uma força eletromotriz induzida no segundo circuito, capaz de promover uma corrente induzida I2.De uma forma quantitativa, o campo gerado pelo primeiro circuito pode ser calculado através da lei de Biot e de Savart, e é simplesmente proporcional a corrente I1.

O fluxo do campo B1 geradopelo primeiro circuito através do segundo circuito é assim também simplesmente proporcional a corrente I1:

O coeficiente de proporcionalidade entre o fluxo gerado no segundo circuito pela...
tracking img