Relatorio de electrtecnia geral

1132 palavras 5 páginas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________INTRODUÇÃO

No presente trabalho laboratorial analisamos as correntes contínua e alternada para percebermos melhor a lei de Ohm e a 1ª e 2ª leis de kirchhoff através das experiências realizadas no laboratório do Departamento de electrotécnica da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

RESUMO TEÓRICO

A Electrotecnia é uma ciencia que estuda as questões de utilização técnica dos fenóminos eléctricos na produção industrial e nos aparelhos domésticos.

A corrente contínua é o movimento ordenado de cargas eléctricas num determinado sentido do espaço.

Para produzir corrente eléctrica deve ser criado um circuito eléctrico composto de condutores e para a conservação da corrente eléctrica é preciso uma fonte de energia, que transforme outras formas de energia eléctrica. Exemplo: os motores primários ( torbinas hidráulicas, a vapor ou a gas, etc. ).

Para as características quantitativas da corrente eléctrica emprega-se \ noção da intensidade da corrente, designada por I ou i*.

A intensidade da corrente é o valor da carga eléctrica que passa pela secção transversal do condutor por unidade de tempo.

I = q/t Quando o movimento de carga não é uniforme i = dq/dt, sendo dt um curto intervalo de tempo durante o qual, através da secção do condutor, passa a quantidade de electricidade dq.

O electrão, a menor partícula indivisível da electricidade tem a carga negativa e = 36.10 elevado a menos vinte coloumb.

Para medir uma

Relacionados