Relatorio de drenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO DE DRENAGEM DO SISTEMA VIÁRIO
1.
Introdução
O sistema de drenagem projetado tem por objetivo o estudo, dimensionamento e detalhamento de dispositivos destinados à captação, condução e lançamento das águas pluviais que venham a incidir sobre a área de projeto.

2.
Concepção Básica
O sistema de drenagem projetado priorizou o escoamento superficial através dos elementosdrenantes do sistema viário (sarjetas e sarjetões).
Na verificação de capacidade de escoamento das vias, a partir do trecho limite desta capacidade, foram previstas captações através de bocas de lobo interligadas a redes de galerias e poços de visita.
Os lançamentos foram distribuídos de forma a otimizar o traçado da rede e permitir também que as galerias não ficassem com profundidades elevadas demodo a não comprometer o lançamento. Estes lançamentos, por sua vez, foram posicionados em locais adequados e com segurança para que não houvesse interferências com outros equipamentos urbanísticos.
Devido à influência das marés, o escoamento que incide sobre a área supracitada deverá ser encaminhado para uma estação elevatória, sendo que esse projeto não faz parte do escopo deste trabalho.3.
Estudos Hidrológicos
Os estudos hidrológicos compreendem na definição de fatores climáticos, geofísicos e geosociais que possam traduzir, da melhor forma, as características da área em estudo a fim de se determinar as descargas de projeto a serem empregadas nos estudos hidráulicos das obras.

3.1.
Coleta de Dados
A delimitação das sub-bacias foi transcrita na própria base do projeto,acrescida de informações dos loteamentos adjacentes, obtidos junto à prefeitura local.

3.2.
Período de Retorno
O período de retorno (TR) levado em conta neste projeto foi de 10 anos, estando diretamente relacionado à drenagem de sistema viário.

3.3.
Estudo das Chuvas Intensas
Para a determinação da intensidade pluviométrica (I) foi utilizada a relação entre a intensidade, duração e freqüênciaestabelecida por Francisco Martinez Júnior e Nelson Luiz Goi Magni, para a cidade de Cubatão, para 10 ( t ( 1440, obtida a partir dos registros pluviográficos da estação IAG-USP – E3-038, publicada no trabalho “Equações de Chuvas Intensas do Estado de São Paulo (Convênio DAEE/USP – junho/1999) e discriminada a seguir:




Onde:

I = intensidade pluviométrica máxima, em mm por minuto;
T =período de recorrência, em anos;
t = duração da precipitação pluviométrica, em minutos.

O posto pluviométrico em questão tem as seguintes características:

Latitude: 23º52’ S
Longitude: 46º23’ W
Altitude: 5 m

O tempo de concentração (tc) definido adiante será dado como o tempo de duração da chuva (t) para efeitos de determinação das intensidades.

3.4.
Tempo deConcentração
Define-se o tempo de concentração como sendo o tempo que a uma gota d’água teórica leva para ir do ponto mais afastado da bacia até o ponto de estudo.

Para os casos de drenagem urbana será empregada a fórmula simplificada de George Ribeiro, a saber:

[pic]

Onde:
tc = tempo de concentração , em min;
L = extensão máxima da bacia, em m;
i = declividade da extensão máxima da bacia, em%.

O tempo de concentração definido anteriormente é aplicado somente no trecho inicial de uma galeria. Nos trechos seguintes o cálculo do tempo de concentração é acrescido do tempo percorrido no trecho, através do método cinemático, isto é, em função da extensão e velocidade de escoamento, expresso pela seguinte equação:

[pic]

Onde:

L = extensão, em m;
V = velocidade de escoamento, emm/s.

3.5.
Chuva de Projeto
As vazões de projeto foram determinadas pelo método racional.
Aplicado para bacias com áreas até 50 ha, este método admite, como critério básico, que o pico da vazão de uma bacia hidrográfica ocorre quando toda a bacia está contribuindo, sob a ação de uma chuva de intensidade constante e uniformemente distribuída.
O método é definido pela seguinte expressão:...
tracking img