Relatorio de densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Encontra-se neste relatório, a realização experimental em que se utiliza o processo de destilação e picnômetria para determinação das propriedades físicas da gasolina e dos óleos.
A destilação é o modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação podeser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si.
A picnômetria é um processo que utiliza um picnômetro (de líquidos ou sólidos) para determinar a densidade relativa de dois materiais (líquido-líquido ou líquido-sólido).
Existem dois tipos de picnômetros: o picnômetro de líquidos e o picnômetro de sólidos.
O picnômetro de líquidos é umpequeno frasco de vidro usado para determinar a densidade relativa de líquidos. Este pequeno frasco está completamente cheio quando o tubo da sua tampa estiver também cheio de líquido. Isso permite que a capacidade do picnômetro (à mesma temperatura) seja rigorosamente a mesma.

2. PROPROEDADES FÍSICAS DA GASOLINA
2.1. OBJETIVO:
Estudar as propriedades físicas da gasolina, estabelecendorelação com o óleo diesel e água.

2.2. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém aindacompostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220°C.
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta DD (produto obtido a partir dadestilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas) e nafta de coque, obtida através do processo de craqueamento, nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e oleofinas), etc.Quanto maior a octanagem (número de moléculas com octanos) da gasolina maior será a sua resistência à detonação espontânea.
A fórmula química da gasolina pura é C8H18, porém esta não é encontrada nas bombas de combustíveis. A este composto devem ser adicionados outros compostos como enxofre, nitrogênio e também metais, uma vez que sua extração na intenção de purificar o combustível o tornariamais caro e traria pouco retorno financeiro às refinarias, uma vez que a percepção de eficiência do combustível não seria notada pelos consumidores ao pisar no acelerador, ao ponto de se satisfazerem com o custo mais elevado do produto.

2.3. MATERIAIS E REAGENTES:
2.3.1. REAGENTES:
* Água Destilada
* Gasolina Pódio
* Óleo Diesel

2.3.2. MATERIAIS:
* Balança Analítica
*Chapa aquecedora
* Cronômetro
* Garras
* Pissete
* Rocha
* Suporte universal
* Termômetro

2.3.3. VIDRARIAS:
* Balão de fundo redondo de 100 mL
* Becker de 600mL
* Funil sem ranhuras
* Picnômetro - 3 de 25 mL
* Pipeta - 2 de 10 mL

2.4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1) Adicionar 25 mL de água destilada, para um picnômetro de capacidade 25 mL;
2)Transferir 25 mL da amostra de gasolina para um picnômetro de capacidade 25mL;
3) Transferir 25 mL da amostra de óleo diesel para um picnômetro de capacidade 25mL;
4) Calcular a massa da água, da gasolina e do óleo diesel. Após determinar a densidade dos mesmos;
5) Transferir os 25 mL da gasolina no picnômetro para um balão de fundo redondo, colocar em banho Maria e anotar a temperatura de dois...
tracking img