Relatorio de densidade do leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Introdução

* Leite
O leite é um alimento que possui um alto valor nutritivo, constituindo em um alimento que contém água, carboidratos (basicamente lactose), gorduras, proteínas (principalmente caseína), minerais e vitaminas em diferentes quantidades. Porém, apesar de ser considerado um alimento completo, o leite não possui quantidade suficiente de ferro e vitamina D.
Considerando-seleite normal, o produto apresenta aproximadamente:
* Teor de gordura mínimo de 3%
* Lactose - mínimo de 4,3
* Extrato seco total (Soma dos percentuais de gordura, proteínas, lactose e sais minerais) mínimo de 11,5%
* Extrato seco desengordurado (Extrato Seco Total menos o teor de gordura) mínimo de 8,5%
* Proteínas – mínimo de 2,9 g/100ml
O leite produzido pela vaca éclassificado em tipo A, tipo B e tipo C, de acordo com a quantidade de microrganismos presentes no leite, sendo que os três tipos de leite passam por um processo chamado de pasteurização.
A pasteurização é um processo durante o qual o leite é submetido por alguns segundos a uma temperatura muito alta(72 a 75 ºC por 15 a 20 segundos), sendo resfriado logo em seguida. Esse processo faz com que osmicrorganismos prejudiciais à saúde sejam destruídos. Sendo produzido obedecendo a padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, no que diz respeito aos aspectos de sua produção e obtenção.

Chamamos de ordenha a retirada do leite das tetas da vaca. Na figura acima podemos observar a ordenha mecânica
As diferenças entre leite tipo A, B e C estão nos critérios de higiene e contagemmicrobiana que cada um deverá ter antes e depois do processamento, além de diferenças na fabricação do produto.
O leite tipo A é retirado das tetas da vaca de forma mecânica, sendo ele pasteurizado e embalado na própria fazenda.
O leite tipo B também é retirado das tetas da vaca de forma mecânica, mas logo após sua retirada o leite é levado por caminhões refrigerados até o local onde será pasteurizadoe embalado.
O leite tipo C pode ser retirado das tetas da vaca de forma manual ou mecânica. O leite, após ser retirado da vaca, é levado em temperatura ambiente, ou seja, sem ter a refrigeração necessária, para o local onde será pasteurizado e embalado. Por não ser transportado em caminhões refrigerados, esse leite pode conter uma quantidade muito alta de microrganismos.
Entende-se por leiteUHT ou longa vida, o leite homogeneizado que é submetido à esterilização comercial, imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC e colocado em embalagens fechadas.
O leite integral é um leite rico em gordura e é uma boa opção para crianças e adolescentes em fase de crescimento e que precisam de uma dieta rica em vitaminas e sais minerais. Já o leite semi desnatado, possui teor degordura entre 0,6 e 2,9g/100g
Já o leite desnatado tem bem menos gordura do que o leite integral, e é mais consumido por pessoas que estão de dieta, possui teor de gordura de até 0,5g/100g
Nas prateleiras dos supermercados também podemos encontrar outros tipos de leite, como os enriquecidos com vitaminas, enriquecidos com cálcio e fibras, entre vários outros tipos.
O leite em pó nada mais é doque o leite líquido desidratado. Para transformá-lo em pó, o leite líquido passa por um processo lento de secagem para a retirada da água sem prejudicar as proteínas e a gordura, ambas encontradas no leite.
Alguns derivados do leite são os queijos, doce de leite, mussarela, ricota, leite em pó, creme de leite, leite condensado, cream cheese.

O leite é um produto altamente perecível e comcondições ideais para a multiplicação de microorganismos. Caso o seu processo de produção, transporte e comercialização não respeitar normas de higiene e refrigeração o leite pode sofrer contaminação, representando um fator de risco para a população que o consome.
Entre as doenças de origem alimentar transmitidas pelo leite e seus derivados, podem ser citados:
* intoxicação alimentar, causada...
tracking img