Relatorio de congresso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DO X CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – OLINDA

SITEMA FECOMÉRCIO/SENAC/SEBRAE/SESC

TEMA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE.

Data – 04/09/2012
Turno: Matutino
Pré - Congresso- Identificação e Credenciamento. Comunicação Oral – Banners.
Turno: Vespertino
Conferência Magna de Abertura: Inovação é aprender, desaprender e reaprender.
Abertura: Josias deAlbuquerque – Presidente da Fecomércio de Recife/PE
Mesa: Antonio Carlos Maranhão – Secretário Estadual, Fernando Gonçalves – Presidente do Conselho Estadual de Educação, Nísia de Almeida Leite, Antonio Inocêncio Lima, Nivaldo Costa Pereira, Maria Alice L. Souza, Dra. Lucia Prado e Dr. Helder Cavalcante

Palestrante: Sílvio Meira / PE

Aprendizado & Cultura – Como se renova a cultura doaprendizado? Como diz o
professor Sílvio Meira – A Cultura é uma transmissão situada de informação entre seres humanos e é através do cultivo, do cuidado e do desenvolvimento que se dá o aprendizado. Para ele os projetos que envolvem tecnologia na área de educação sempre são projetos de intervenção. Como projeto de intervenção, as componentes política, cultural e educacional são sempre muitofortes. Por isso, é preciso ter um cuidado muito intensivo, diz ele que é uma espécie de uma UTI de ideias onde não se pode sair propondo coisas, temos que ter o cuidado de formatar ideias sabendo que elas vão fazer parte de um contexto muito maior no qual você se insere, e não que você vai destruir o contexto inteiro para cada projeto que você vai fazer. O fato das pessoas agirem dentro do sistemaeducacional em parceria com instituições públicas, privadas, secretarias de governos, exige, de uma forma ainda mais intensa, esse cuidado, apontando para a necessidade da escola, dos professores se adaptarem aos novos tempos que exigem habilidades e competência diferentes.  A linha educacional é aprendizado baseado em problemas, a criação de oportunidades de aprender centradas na desconstrução deproblemas como soluções.  A tendência hoje, cada vez mais da escola é ser digitalizada, os professores passam a ser o mediador do aprendizado , um coordenador, ou seja aquele que vai proporcionar mais valor a sua comunidade. E para isso não basta equipar somente as escolas é necessário a atenção e o acompanhamento para essas mudanças, não basta equipar as escolas ou colocar o livro de papelno “tablete”, o diferencial será a postura dos professores em relação às novas tecnologias, gerando a possibilidade você inovar usando a tecnologia. Em resumo:
❖ O palestrante reforçou aos professores que a revolução da informática é um fator importante para a produção de uma nova linguagem. Segundo ele, a tecnologia é um meio, mas se não soubermos usá-la de nada adianta. 
❖ Segundo eleo essencial é engajar alunos e criar uma possibilidade de colaboração no ambiente escolar, com ações que estimulem uma construção coletiva de conhecimento. “Nós temos que colocar o empreendedorismo no processo de aprendizado, eu costumo dizer que o verbo deveria ser “apreendendo”, acrescentou ele.
❖ Durante a palestra, Silvio falou a respeito da sustentabilidade da educação e mostrou que oprocesso de aprendizagem consiste em aprender, desaprender e reaprender.
❖ “Toda boa empresa deve ser também uma boa escola. Aconselhou: que se ao final de uma semana você sentir que não aprendeu nada no seu trabalho, peça demissão por justa causa”, brincou Meira. Isso nos mostra que sempre estremos aprendendo alguma coisa, dia após dia.






[pic]Data: 05/09/2012
Turno Matutino – 8h15 às 9h45
Palestra: Bullyng na escola: diagnóstico e intervenção
Palestrante: Josevaldo Melo/PE




Segundo o palestrante o Bullyng sempre existiu, desde que se iniciou o processo de educação escolar. O que há de novo é a nomenclatura, a nova visão e a atenção para o fato.
Conforme a linguagem atual -0 Trolar (zoar)...
tracking img