Relatorio de coleta de sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Uma boa coleta significa: rapidez, eficiência, qualidade de atendimento e menor sofrimento ao paciente, por isso o responsável tem que ser capaz de resolver qualquer problema que eventualmente poderá encontrar no seu dia a dia.
O conhecimento teórico das técnicas de coleta de sangue pode ser obtido em cursos teórico-científico. Porém, os conhecimentos práticos sobre coleta e asreações que poderão ocorrer durante este procedimento são adquiridos, geralmente, através de experiências pessoais ou de informações prestadas por outros profissionais. 
A coleta da amostra é parte fundamental na determinação de uma variável analítica, pois, sendo o único contato entre o paciente e o laboratório, a não observância da correta preparação deste paciente, conduzirá a errossignificativos. 
O controle de qualidade no laboratório clínico tem seu início antes da coleta da amostra. A exatidão da análise começa a ser obtida através da obtenção adequada da amostra, da utilização de material apropriado e do respeito às variáveis pertinentes à coleta. Uma vez que a amostra é obtida e enviada ao laboratório os erros podem originar-se durante o período anterior à análise.
A maior partedas análises é realizada no soro pois pressupõe-se que a distribuição entre fração celular e extracelular da maioria dos componentes é aproximadamente a mesma. Isto geralmente é válido e, quando tal não acontece, deve-se verificar os efeitos da hemólise sobre a concentração. Para a determinação de algumas substâncias, torna-se necessário inibir a coagulação do sangue através do uso deanticoagulantes, obtendo-se assim o plasma. Outras vezes, para a obtenção de resultados precisos deve-se utilizar conservantes, agindo de maneira eficiente no mecanismo de coagulação. O conhecimento teórico das técnicas de coleta de sangue pode ser obtido em cursos teóricocientíficos. Porém, o conhecimento prático sobre coleta e as reações que poderão ocorrer durante este procedimento são adquiridos,geralmente, através de experiências pessoais ou de informações prestadas por outros profissionais. Os técnicos da área de coleta de sangue sabem que as chamadas "veias difíceis" não constituirão problema, desde que profissionais com experiência prática forneçam orientações e detalhes sobre o procedimento mais adequado.
Considera-se material biológico (amostra), líquidos, secreções, excreções, fragmentosde tecido obtidos do corpo humano e que possam ser analisados, sendo o sangue o mais utilizado. Do ponto de vista da sua constituição, o sangue é considerado como um sistema complexo e relativamente constante, constituído de elementos sólidos (células sangüíneas), substância líquida (soro ou plasma) e elementos gasosos (O e CO). Para obtê-lo, o procedimento é conhecido como punção venosa,venipunção ou flebotomia. Embora não seja necessário conhecer todos os detalhes sobre os procedimentos analíticos dos testes, é essencial conhecer o tipo de amostra necessária para cada teste.
A "ordem de coleta" recomendada, segundo a NCCLS (National Committee for Clinical Laboratory Standard), para uma micro venipunção, é a seguinte:
1º. Tubo contendo citrato, para coagulação;
2º. Tubo contendoheparina, para plasma;
3º. Tubo contendo EDTA-K3, para hematologia;
4º. Tubo contendo fluoreto de sódio, para glicemia;
5º. Tubo sem aditivo, para soro.

Objetivo

O objetivo da coleta de sangue é a qualidade no fornecimento de cuidados ao paciente em um ambiente de laboratório que seja seguro para todos, desde os procedimentos adequados na coleta até o transporte e armazenamento das amostras.Materiais Utilizados

• Algodão
• Álcool a 70%
• Garrote
• Agulha verde calibre 25x8
• Piloto
• Tubos para coleta
• Estante
• Descarte
Metodologia

Para a realização da coleta chamou-se o paciente pelo nome completo e o colocou sentado na cadeira. Preparou-se todo o material de coleta na frente do paciente e mostrou que a agulha era descartável. Usou-se uma agulha verde de calibre...
tracking img