Relatorio de bovinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a

SUMÁRIO

1 - INDRODUÇÃO 3
2 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 4
3. - REVISÃO BIBLIOGRAFICA 6
3.1 - BOVINOCULTURA DE CORTE 6
3.2 - CRIA 6
3.2.1 - MANEJO REPRODUTIVO 7
3.2.2 - SELEÇÃO DE MATRIZES 7
3.2.3 - SELEÇÃO DOS REPRODUTORES 7
3.3 - ESTAÇÃO DE MONTA 8
3.3.1 - SISTEMA DE ACASALAMENTO 9
3.4 - MANEJO COM OS BEZERROS 9
3.5 - DESMAMA 10
3.5.1 - DESMAMA PRECOSSE 11
3.5.2 -DESMAMA TRADICIONAL 11
3.6 - RECRIA 12
3.6.1 - NOVILHAS 12
3.6.2 - GARROTES 12
3.6.3 - CASTRAÇÃO 13
3.7 - ENGORDA 13
3.8 - MANEJO SANITÁRIO 14
3.8.1 - PRINCIPAIS DOENÇAS 14
3.8.2 - ECTOPARASITAS E ENDOPARASITAS 14
4 - CONCLUSÃO 15
5 - REFERÊNCIA 16


1 - INDRODUÇÃO


O estágio foi desenvolvido na cidade de Tacuru (MS), onde foram visitadas diversas propriedades no período de 09 dejulho a 20 de julho de 2012 totalizando 80 horas observadas. A bovinocultura de corte foi tema central da observação e do relatório, tendo como responsável o veterinário Cesar Augusto Bullio Junior.
A bovinocultura de corte é uma atividade de muita importância para o Brasil, que conta com um dos maiores rebanho comercial do mundo. Trata-se de uma atividade que está dividida em duas linhas,podendo ser executadas juntas ou não. Uma é a criação de gado comercial e a outra de gado elite, sendo que a primeira tem com principal objetivo a produção de carne bovina de qualidade para a alimentação humana, além de fornecer matéria-prima para a indústria farmacêutica, de cosmético, de calçado, de roupas, de rações, entre outras. Já a criação de gado elite tem como foco central à produção dematrizes e reprodutores para a criação de gado comercial e elite.
Para haver um bom manejo é coerente que os animais sejam separados em lotes de acordo com sua categoria, por exemplo: lotes de bezerros desmamados, machos e fêmeas; novilhas, garrotes, bois, vacas paridas cheias e vazias, vacas solteiras cheias e vazias, vacas gestantes, vacas amojadas, touros.
A produção da pecuária de corte edividida em três fases. A etapa inicial, denominada cria abrange período de cobertura até a desmama, seguida da etapa recria que compreende o período entre o desmama até a fase de terminação. A engorda, última fase, pode ser feita a pasto ou no confinamento e termina quando atingir o peso para o abate.











2 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS






O estágiodesenvolveu-se no município de Tacuru, Mato Grosso do Sul onde eram visitadas diversas propriedades. Período de estágio 09 de julho de 2012 á 20 de julho de 2012 com um total de 80 horas. Área bovinocultura de corte tendo como responsável o veterinário Cesar Algusto Bullio Junior.

No estagio foram visitadas diversas propriedades, onde cada um dos proprietários utilizava um sistema de confinamentodiferenciado. Sendo visto os, sistema extensivo, semi-intensivo e intensivo.
O Sistema extensivo consiste em criar os animais soltos no pasto.
A pastagem é a base da alimentação, e as instalações são simples, o rebanho e totalmente solto ao pasto sem nenhuma suplementação.
O Sistema semi-intensivo, o rebanho e solto a pasto e recebe uma suplementação no cocho, a base de volumosos (silagens).
NoSistema intensivo, o rebanho e totalmente confinado onde a alimentação e fornecido em cochos a base de volumosos e concentrados. (silagem de milho e concentrados a base de farelo de soja).
Corte, trituração e armazenamento da silagem em trincheiras. No processo de armazenamento e feito a compactação e o uso de aditivos para que possa estimular a fermentação, logo após foi feito o selamentodo silo onde deve ser fechado com lonas que não vão permitir a entrada de ar, se houver a entrada ocorrera perdas na silagem. Também foi feito um projeto de alimentação bovina (sal e ração) o medico veterinário explicou que o sal e para a suplementação de minerais e a ração para suprir as proteínas.
Cerca de 50 castrações, todas cirúrgicas foram observadas. Existem vario métodos de...
tracking img