relatorio de bioquimica sobre enzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

RESUMO:PARTE A
Estudo da atividade enzimática da urease

Neste relatório tivemos a expriência com as enzimas e podemos obter a identificação destas,assim como também podemos observar sua especifidade e verificar os efeitos de temperatura na atividade enzimática da urease.
Através desta prática obetivemos resultados que nos mostraram diferentes reações em cada experimento.
Na primeiraetapa desta prática,conseguimos observar como a temperatura pode influenciar na reação enzimática,mudando o experimento de cor quando este passa pelo processo que lhe proporciona condiçoes para que ocorra uma reação.Na segunda etapa conseguimos pereceber a quantidade de enzimas que se pode encontrar em diferentes frutas,já que dependendo da sua quantidade iriamos obter um tipo de resultado noexperimento,como por exemplo,quando a fruta tem proteases que tem poder de quebrar as proteinas da gelatina,então esta não irá se "solidificar" ou terá mais dificuldade para realizar este processo.
Introdução
Enzimas
Enzimas são proteínas especificas para catalisar reações químicas, principalmente reações biológicas, elas aceleram significativamente as reações e não são consumidas nas mesmas.
Asenzimas são altamente especificas, interagindo com um ou alguns poucos substratos e catalisando apenas um tipo de reação química.
Ureia
A uréia possui um aspecto de cristal ou pó cristalino branco, seu ponto de fusão varia ao entorno de 132 - 135ºC, quase inodoro, com sabor salino.
Tóxica, a uréia forma-se principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, ondeé encontrada abundantemente.É o principal produto terminal do metabolismo protéico em seres humanos e demais mamíferos.Em quantidades menores, a uréia está presente no sangue, na linfa, nos fluidos serosos,nos excrementos de peixes e de muitos outros animais inferiores. A uréia também está presente no mofodos fungos, assim como nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais.
Urease
Aurease foi à primeira enzima a ser purificada e cristalizada, um feito de James B. Sumner em 1926, numa altura em que a maior parte dos cientistas acreditava ser impossível cristalizar enzimas. A urease catalisa a hidrólise de ureia em dióxido de carbono e amônia. A solução de amônia tem um pH elevado que pode ser determinado com um indicador de pH, tal como a fenolftaleína. A amônia produzida nareação pode também ser detectada pelo seu odor.Encontra-se principalmente em sementes, micro-organismos e invertebrados. Nas plantas, a urease é um hexâmero (consiste em seis cadeias idênticas) e localiza-se no citoplasma. Em bactérias, é constituída por duas ou três subunidades diferentes. Para ser ativada, a urease precisa ligar-se a dois íons níquel por subunidade.
Objetivos
Está prática reunialguns objetivos,que são:Identificação da atividade enzimática; Identificação da especificidade enzimática; Verificação do efeito da temperatura na atividade enzimática da urease.

MATERIAL E METODO
MATERIAIS UTILIZADOS:

Tubos de ensaio
Micropipeta
Banho-maria
Banho de gelo
Estante para tubos de ensaio

REAGENTES UTILIZADOS

Solução de tampão fosfato 0,2 molar pH 7,5;
Solução a 1%de ureia;
Solução de fenolftaleína 1%;
Extrato enzimático contendo urease;
Tioureia 1%.

PROCEDIMENTOS:

Em um primeiro momento foram enumerados os tubos de 1 a 5,logo em seguida foi adicionado 3 mL de ueria à 1% no tubo de numero 1.
No tubo dois adicionamos 3mL de ueria juntamente com 3mL de Tampão Fosfato pH 7,5.Já no tubo 3 foi adicionado 3mL de tioureia.
Nos tubos 4 e 5 foramcolocados apenas 3mL de ureia à 1%.
Foi adicionado duas gotas de Fenolftaleína em todos os tubos.
A partir do extrato que continha urease,retiramos uma alíquota de 1mL, transferindo em seguida,para um tubo de ensaio acrescentando juntamente 1mL de agua destilada.
Foram adicionados 0,5mL de extrato enzimatico sem ferver nos tubos 1,2,3 e 5.
Agitamos e fervemos o tubo (extrato enzimático) por 5...
tracking img