Relatorio de aula pratica; lipideos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Lipídeo vem do grego lipos = gordura, caloricamente mais densos que os carboidratos (9 kcal/g), que consiste em um conjunto de substâncias que, ao contrário de outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional em comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos, como éter, clorofórmio, benzeno e alguns alcoóis e pelainsolubilidade em água. Juntamente com as proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos, são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e células do tecido adiposo. Podem ser utilizados como fonte de energia nos seres vivos, sendo que todos os seresvivos sintetizam e causam doenças vasculares levando ao entupimento de artérias e veias. Muitos lipídeos são formados pela esterificação de ácidos orgânicos e com um álcool. Os ácidos graxos são as unidades fundamentais da maioria dos lipídios. Eles possuem um grupo carboxila único e uma "cauda" hidrocarbonada não-polar.
Os trigliceróis contendo apenas ácidos graxos saturados são sólidos gordurososbrancos à temperatura ambiente, os que contêm três ácidos graxos insaturados são líquidos. A manteiga é uma mistura de triglicerídeos, alguns dos quais possuem ácidos graxos de cadeia relativamente curta. Como ácidos graxos de cadeia curta têm ponto de fusão baixo, eles conferem à manteiga sua maciez à temperatura ambiente. Já os triacilgliceróis naturais são insolúveis em água. Eles possuem umadensidade específica menor do que a da água, o que explica o fato de o óleo formar a camada superior dos molhos de salada, óleo-vinagre. Os triglicerídeos se dissolvem facilmente em solventes não polares como o clorofórmio ou éter. Também podem sofrer hidrólise quando aquecidos com ácidos ou bases ou quando atacado enzimaticamente pela enzima lípase, secretada no intestino delgado pelo pâncreas.Principais funções e importância dos lipídeos: reserva energia, componentes estruturais de membranas, isolantes térmicos e físicos, proteção contra choques mecânicos, precursores de alguns hormônios, palatabilidade e saciedade da fome, absorção e transporte de vitaminas lipossolúveis ADEK, textura e sabor. Sendo utilizado na alimentação, aromas e temperos e em manufaturados como sabões eresinas.

2. Metodologia
Na aula prática do dia 20/04/2012, sobre caracterização de lipídeos, ocorrido no Laboratório de Microbiologia Química administrada pela Profª. Msc. Emilliane Pereira Laignier. Sendo que o principal objetivo é avaliar as características de solubilidade, saponificação, salificação, separação e neutralização dos ácidos graxos. Foram feitos os seguintes procedimentos:

2.1Solubilidade
Adicionar de cinco a oito gotas de óleo vegetal em cada tubo de ensaio.


Tubo Reagente
1 5 ml de água
2 5 ml de carbonato de cálcio 2%
3 5 ml de álcool etílico
4 5 ml de acetona

2.2 Saponificação
Adicionar em um tubo de ensaio grande 0,250g de banha de porco ou gordura vegetal hidrogenada, logo em seguida, adicionar 205 ml de solução alcoólica de KOH 10%. Aquecer emebulição branda por três minutos. Acrescentar 5 ml de água e aquecer por dois minutos em ebulição branda.

2.3 Salificação
Transferir 5 ml as soluções de sabão da experiência anterior para um béquer de 100 ml e acrescentar água ate a marca de 50 ml. Em seguida, com o auxilio de uma espátula colocar um pouco de NaCl e agitar ate saturar a solução, observando a floculação dos sabões e suaseparação da fase aquosa quando a solução estiver saturada com NaCl.

2.4 Separações dos ácidos graxos
Colocar em um tubo de ensaio em que se processou a saponificação (item 2) um pedaço de papel de tornassol (meio acido ou básico).Gotejar acido clorídrico (HCl) e agitar fortemente ate que o papel azul se torne rosa e ao mesmo tempo sejam formados ácidos graxos que flutuam originando um anel...
tracking img