Relatorio de aula pratica 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO
FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA
CURSO MEDICINA VETERINÁRIA

Relatório de aula pratica

Nome: Danilo Dantas
9º semestre
Disciplina: Aqüicultura
Professora: Neidison Carneiro Colombano

FERNANDÓPOLIS – SP
28 de Mar/13

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. CONHECIMENTOS PRATICOS DA AQÜICULTURA 2
2.1 Cultivo consorciado 2
2.2 Reprodução 22.2.1 Seleção de matrizes para a desova 3
2.2.2 Indução hormonal 3
2.2.3 Extrusão e fecundação 4
2.2.4 Incubação 5
2.3 Embalagem e transporte 5
2.4 Alimentação 6
2.5 Tanque 7
2.6 Colheita de sangue em peixes. 7
2.7 Sistema de cultivo semi-intensivo 8
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. INTRODUÇÃO
Foi realizado o desenvolvimento de aula pratica na propriedade do senhor ArmandoPrado na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, com 41 tanques onde se trabalha com a venda de alevinos e engorda de peixes (pacu, piauçu, matrinchã, patinga, pirapitinga, tambacu e tambaqui), com objetivo de ter conhecimento pratico da piscicultura, onde pode se observar o cultivo consorciado entre peixe e ovinos, caixa de transporte, reprodução, alimentação, sistema de cultivo, tanques com a formacorreta de saída de água e procedimentos básicos para colheita de sangue em peixes.
Ao ser abordado o tema proteína animal, é comum o pescado ficar excluído das estatísticas e análises. Apesar de as principais empresas brasileiras de proteínas não demonstrarem interesse por pescados, essa é a proteína de maior produção e consumo mundiais. A produção global de pescados foi de 145.100 mil t em 2009,de acordo com a FAO.3 No Brasil, a produção total foi de 1.241 mil t, conforme dados divulgados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para 2009.
No Brasil, a média de consumo per capita foi bastante inferior, ficando em torno de 9 kg, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo de 12 kg/hab/ano. No entanto, o consumo brasileiro vem crescendo e, de acordo com o MPA,ele era pouco inferior a 6,5 kg/hab/ano em 2003. Uma elevação na demanda nacional para os patamares recomendados pela OMS representaria um acréscimo de consumo de 5.722 mil t.4.
A demanda mundial por pescados vem crescendo de forma acelerada em decorrência do aumento populacional e da busca por alimentos mais saudáveis. De 2004 a 2009, o crescimento do consumo de pescados foi de aproximadamente13% no acumulado [FAO (2010)].

2. CONHECIMENTOS PRATICOS DA AQÜICULTURA
2.1 Cultivo consorciado
Na propriedade visitada se observou esse tipo de cultivo (peixe e ovinos). A produtividade dos viveiros nas áreas tropicais depende principalmente do continuo aprovisionamento dos produtores da água, ou seja, das algas, com os elementos essenciais como dióxido de carbono e outros compostos decarbono, os fosfatos e os nitratos. O esterco fresco de animais domésticos é rico, especialmente, em compostos de carbono. Por isso assume grande importância, a criação dos animais consorciada com peixes. Caso o viveiro não seja abastecido destes materiais, em breve esgotaram e a água para de produzir substancias orgânicas tais como proteínas, hidrato de carbono e etc.
A distribuição do esterco temgrade importância e o piscicultor precisa considerar este fator para que não haja perda deste material, nem concentração do esterco em determinados lugares, pois isso prejudica q qualidade da água que é indispensável para a vida dos peixes. Para evitar essa condição indesejável o proprietário Armando mantém o capim humidícula ao redor dos tanques, roçando na região superior e deixando as lateraispara que os ovinos pasteje próximo a água, ocorrendo a queda das fezes dentro do tanque.

2.2 Reprodução
Os tanques com os reprodutores se encontrão próximo do local onde se realiza a técnica de indução de reprodução dos peixes. Os reprodutores são levados para bebedouros que servem para realizar o manejo necessário, são marcados com barbante para diferenciamos. A época de reprodução é de...
tracking img