Relatorio de analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Uma enorme variedade de substancias sólidas encontradas na natureza contém água ou os elementos que a formam. A quantidade de água nos sólidos é variável e depende da umidade e temperatura do ambiente e do seu estado de subdivisão.
Basicamente os sólidos podem conter dois tipos de água: a Não- Essencial e a Essencial.
Água Não- Essencial
A caracterização química do sólidoindepende desse tipo de água
Deve-se ser considerados neste grupo os seguintes casos:
* Água de adsorção - Apresenta-se retida na superfície do sólido.
* Água de absorção - Essa esta condensado nos interstícios e capilares dos coloides.
* Água de oclusão - Apresenta-se retida nas cavidades microscopias distribuídas irregularmente nos sólidos cristalinos.

Água Essencial
É a águaexistente como parte integral da composição molecular ou da estrutura cristalina de um sólido.
Deve-se considerar nesse grupo os seguintes casos:
* Água de Constituição – A água não esta presente com H2O, mas é formada quando esse se decompõe pela ação do calor . Algumas vezes necessita-se de temperaturas relativamente altas para causar a decomposição dos sólidos que contém esse tipo de água.* Fazendo parte desse subgrupo temos a água de hidratação a qual faz parte do experimento realizado.

* Água de Hidratação – Ocorre em vários sólidos, formando os hidratos cristalinos que são compostos que contém água de cristalização.
A água está ligada a estes sólidos mediante ligação de coordenações covalentes, que são normalmente mais fracas que as eletrostáticas. Por essa razão aágua de cristalização é facilmente eliminada destes compostos pela ação do calor.
A quantidade de água de hidratação em um hidratado cristalino é uma característica do sólido e sempre se apresenta com estequiometria definida.
Alguns hidratos cristalinos podem perder água de cristalização quando mantidos em ambientes completamente secos, fenômeno este conhecido como eflorescência dos cristais,enquanto outros podem retirar água de um ambiente úmido, fenômeno este de conhecido como delinquência dos cristais.
Quando se formam sais, o sal cristalizado fica combinado com moléculas de água, a que se dá o nome de água de cristalização.
Quando uma substância hidratada secoloca num vaso fechado isento de vapor de água, decompõe-se, originando a respectiva substância anidra e água, até que apressão de vapor de água atinja um determinado valor,que é característico de cada substância, para a temperatura da experiência – tensão de vapor da substância.

As diferenças nos valores da tensão de vapor  do  líquido  explicam  o diferente comportamento  que as substâncias apresentam quando “conservadas” no ar. Se o valor da tensão de vapor da substância for maior do que a pressão parcial de vaporde água no ar, as substâncias perdem água de hidratação (eflorescem). 
Se a tensão de vapor de líquido dasubstância tiver um valor inferior à pressão parcial do vapor de água no ar, a substânciaabsorve vapor de água do ar.

Os cristais hidratados decompõem-se aquente com libertação de água. Baseado nesta propriedade, é possível calcular o teor da águade cristalização nestescompostos. Não se deve confundir água decristalização com água higroscópica. Estaúltima é absorvida à superfície do sólido, não podendo ser indicada numa fórmula química.Elimina-se quando a substância se encontranum local seco, sendo função da temperatura eda humidade do ar.O mesmo sal anidro pode cristalizar comdiferente número de moléculas de água decristalização, dependendo das condições emque esta se dá.Alguns sais vão ter comportamentosdistintos: sais deliquescentes são os queabsorvem a humidade do ar, dissolvendo-senela. O cloreto de cálcio diidratado apresentaesta propriedade. Sais eflorescentes sãoaqueles que, quando expostos ao ar, perdemtoda ou parte da sua água de cristalização,tornando-se pulverulentos, isto é, o seuaspecto é o de um pó seco. O carbonato desódio hidratado é um sal...
tracking img