Relatorio de alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE ALFABETIZAÇÃO

ALMIRANTE TAMANDARÉ
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE ALFABETIZAÇÃO

Relatório de Estágio de Alfabetização do Curso de Pedagogia a distância da Faculdade Internacional de Curitiba. FACINTERCentro Associado: Almirante Tamandaré.

ALMIRANTE TAMANDARÉ
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................03
2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA......................................04
2.1. LOCALIZAÇÃO DAESCOLA.....................................................................04
2.2. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO............................................................04
2.3. NÍVEIS DE ATENDIMENTO.......................................................................04
3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO .......................................05
4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.06
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................11
REFERÊNCIAS.................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado de alfabetização do curso de Pedagogia foi desenvolvido na Escola Municipal Alvarenga Peixoto no período de 05 de abril a 16 de maio de2011.
Escolheu como campo de estágio o 2º ano, onde a escola nos disponibilizou os documentos necessários para a coleta de dados, o acolhimento nas salas de aula para a observação participativa e docência e a certeza que haveria um enriquecimento pessoal com a relação teoria e prática.
Vamos falar um pouco sobre a alfabetização a nosso ver a leitura e a escrita não se dá espontaneamente paraque esse aprendizado ocorra é necessário muito mais, deve haver um planejamento, ou seja, um prévio conhecimento sobre o ensino nas séries iniciais.
A alfabetização acontece quando as crianças entram em contato com o alfabeto, o código de letras, e este aprendizado consiste em um método que exige do professor muita dedicação e estratégias para que a criança compreenda como o processo acontece.
Apartir da aquisição das técnicas e dos códigos a criança vai elaborando e ampliando seu vocabulário, e daí em diante o mundo da criança vai se torneando à medida que ela vai se socializando e criando o seu mundo de informações e de várias outras possibilidades de se comunicar.
Emilia Ferreiro em uma entrevista dada à revista Nova Escola disse:
“Alfabetizar não é um luxo, é um direito. E épreciso garantir esse direito das crianças deste continente. Mas isso não é o mesmo que pretender que essas crianças saibam desenhar letras, ou que saibam pronunciar palavras que não entendem. Isso não é estar alfabetizado. Queremos é dar-lhes o direito de se apropriarem da língua escrita em toda a sua complexidade. Dar-lhes o direito de saber ler criticamente a palavra escrita pelos outros e odireito de, escrevendo seus próprios textos, colocarem suas próprias palavras. Se a Alfabetização não é concebida dessa maneira, não vale a pena lutar pela Alfabetização”

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA.

2.1LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Municipal Alvarenga Peixoto está situada à Rua Cel. João Candido de Oliveira,126 no Centro do Município de Almirante Tamandaré – PR com oseguinteCEP:83.501-010,TEL:(41)3699-0713E-MAIL: alvarengapeixoto2008@hotmail.com
2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
A Escola funciona no período da manhã das 08:00 hrs até as 12:00 hrs, e no período da tarde das 13:00 hrs até as 17:00 hrs, não há aulas no período noturno.
2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO.
A escola oferece o ensino fundamental de 9 anos, a Escola atende crianças de 6 anos em diante, geralmente...
tracking img