Relatorio da mostra de estagio de pedagogia

SUMÁRIO.


1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil 6
2.2 Brinquedos e Regras...................................................................................8
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................¬11
4REFERÊNCIAS..................................................................................................13



1 INTRODUÇÃO
Entre as propostas encontradas na literatura destacam-se as atividades lúdicas, na forma de jogos, e a interdisciplinaridade, visando à integração de várias disciplinas, como exemplo, a matemática às outras ciências e disciplinas curriculares. A interdisciplinaridade surge como uma ferramenta para minimizar a fragmentação comumao processo de ensino aprendizagem, principalmente no ensino fundamental.
Essa relação horizontal, entre os conteúdos das diversas disciplinas, conduz a uma aprendizagem substancial para o educando, que conforme Santomé (apud Lopes, 2000, p.149) possibilita que ele estude os conteúdos culturais mais relevantes; alcance maior visibilidade de valores, ideologias e interesses em todas as questõessociais e culturais; analise problemas e busque soluções. Dessa forma, este trabalho visa mostrar o importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. Para isso se faz necessário saber o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educadorneste processo lúdico, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. Faremos também algumas considerações importantes sobre os jogos e brinquedos e como programar trabalhos interdisciplinares nesse contexto. Desta forma, espera-se oferecer uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança relacionando com várias formas de interaçãono meio educacional.
Além disso, este projeto interdisciplinar visa à construção de jogos que proporcionem aos alunos quatro parâmetros que se adéquam a interdisciplinaridade, são eles:

• Aprender a conhecer: Ter domínio do conhecimento – verificar o que realmente importa. O conhecimento não acaba e torna-se cada vez mais inútil tentarmos ensinar tudo. Os avanços noconhecimento são conseguidos nos pontos de interseção das diversas áreas disciplinares. Deve-se exercitar nos alunos a atenção, a memória e o pensamento.
• Aprender a fazer: Consiste na formação profissional. Ensinar o aluno a pôr em prática os seus conhecimentos e a como adaptá-la ao trabalho futuro – a aprendizagem deve evoluir e não mais ser considerada como simples transmissão de práticasformativas: competência para...; qualificação para...
Qualidades como capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e resolver conflitos torna-se cada vez mais importantes. A qualificação deve ser social e não profissional.
• Aprender a viver coletivamente: Conceber uma educação capaz de evitar conflitos ou de resolvê-los de maneira pacífica, desenvolvendo o conhecimento dos outros, dassuas culturas, da sua espiritualidade. O mundo é socialmente competitivo onde o sucesso individual sempre prevalece. Deve-se trabalhar em equipe em busca de objetivos e projetos comuns, dando lugar à cooperação, a discussão, ao confronto através do diálogo e troca de argumentos.
A educação deve ajudar o indivíduo a descobrir-se a si mesmo, para se colocar no lugar dos outros e compreender as suasreações.
• Aprender a ser: A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa que deverá elaborar um pensamento autônomo e crítico para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir, por si mesmos, como agir nas diferentes circunstâncias da vida.
A partir dessas premissas, objetivou-se também através deste trabalho, oportunizar a maior participação...
tracking img