Relatorio da manserv ga-1013

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE INOVAÇÃO BRASKEM
Ficha de Inscrição do Projeto

Aumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudança de Material

1

PROGRAMA DE INOVAÇÃO BRASKEM Aumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudança de Material 1. Identificação da Empresa Manserv Montagem e Manutenção SA CNPJ Alexandre J. C. Athayde – 71- 8772-8200 alexandre.athayde@manserv.com.brGestor do Contrato (Braskem) Jose Sacramento 2. Título do projeto

Vs. 01

Pag. 2/8

Aumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudança de Material 3. Descrição Sumária Contém na mudança do material do embuchamento da engrenagem externa, a qual tem o objetivo de aumentar a resistência mecânica ao atrito e espera-se ter um aumento de MTBF e confiabilidade para a operação contínua.4. Detalhamento a. Situação Atual (estágio de evolução em que o tema se encontra antes das melhorias sugeridas) Situação anterior: o RAP (resíduos de pirólise: água, fuligem, areia etc.) das olefiinas 1 e 2 era queimado nas caldeiras e sua distância de bombeamento ficava de aproximadamente de 350 metros esta situação a viscosidade, pureza e temperatura não era muito importante; Situação atual: oRAP (resíduos de pirólise) é matéria prima da empresa COLUMBIAN (fabricante de negro de fumo) grande e único consumidor, contudo esta bomba passou a ser bomba de carga. O fabricante nesta situação por acerto contratual só aceita viscosidade, temperatura e pureza dentro dos parâmetros laboratoriais, por exemplo: (temperatura 90ºC; densidade 1,0777d/cm3; viscosidade cinemática ideal ≤ 22,7 mm2/s).A distância passou agora de aproximadamente de 8 km.

2

PROGRAMA DE INOVAÇÃO BRASKEM Aumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudança de Material

Vs. 01

Pag. 3/8

b. Idéias e Ações Propostas (Destacar os tópicos que irão fazer diferença entre a situação atual e a futura) O mancal da engrenagem externa desta bomba estava montado com bucha de carvão grafite, com todoprocedimento conforme o fabricante orientava (aquecendo a engrenagem de aproximadamente 250ºC). Esta mudança de material é devido a repetidas quebras do carvão, a qual estava baixando muito o MTBF e sem confiabilidade para operação. Com a troca do material estamos aumentando a resistência mecânica e mudando as características tribológica de lubrificação.

c. Detalhamento da Metodologia(Descrever objetivamente a metodologia, etapas de execução, turnos de trabalho empregados, equipamentos envolvidos, etc.) Correções dos desvios de concentricidade e perpendicularidade encontrados: Inicialmente feito leitura de concentricidade no eixo do rotor e na extremidade, encontrou-se medida de 0,013 mm. Neste componente usinamos deixando 0,00 mm nesta posição.

3

PROGRAMA DE INOVAÇÃO BRASKEMAumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudança de Material

Vs. 01

Pag. 4/8

Nesta face foi encontrada uma medida de 1,00mm. A correção foi executada deixado o perpendicularismo de 0,00mm com linha central do eixo. Observamos que após a usinagem diametral, apareceram marcas simétricas inclinadas na superfície.

Efetuada leitura nesta posição da carcaça e encontrou-se umaovalização de 1,00mm. Não usinamos por esta usinagem poderá comprometer o rendimento da bomba, pois a mesma apresentará uma folga diametral excessiva.

Efetuada leitura na caixa de mancal da engrenagem interna e corrigida o perpendicularismo de (0,13 mm) na face de assentamento com a carcaça.

4

PROGRAMA DE INOVAÇÃO BRASKEM Aumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudançade Material

Vs. 01

Pag. 5/8

Efetuada leitura na face de assentamento da caixa de mancal e corrigido a perpendicularidade de 0,22 mm. Esta correção é importante por ser a caixa de mancal responsável pelo alinhamento do conjunto rotativo dentro em toda carcaça.

Fora colocado como melhoria primordial a colocação dos pinos guias centralizadores da caixa de mancal, a qual deixou a bomba...
tracking img