RELATORIO DA IMPLANTAÇÃO DA ABOBRINHA NO CAMPO EXPERIMENTAL

450 palavras 2 páginas
RELATORIO DA IMPLANTAÇÃO DA ABOBRINHA NO CAMPO EXPERIMENTAL DA UNIEVANGÉLICA

A implantação da abobrinha (Curcubita pepo), planta da família das cucurbitáceas que é uma das dez hortaliças de maior valor econômico e de maior produção no Brasil, na horta do campo experimental da UniEvangélica teve como coordenadora de produção a aluna de graduação de Agronomia do 9º período Carolina Carvalho Sena com os demais ajudantes da turma que propôs ajudar com o manejo dessa cultura.
As sementes para a produção das mudas foram da abobrinha italiana (Curcubita pepo) procedente da Empresa Feltrin Sementes. As mudas foram obtidas em bandeja de isopor com 128 células com substrato de fibra de coco. As mesmas procederam de um viveiro especializado, localizado no município de Goianápolis – GO.
O transplantio (Figura 1) das mudas foram feitas no dia 24 de outubro de 2014, para a instalação foram feitas covas no tamanho necessário de modo que no fundo delas foram aplicado adubo de plantio depois uma camada de terra para que não atrapalhasse o desenvolvimento das mesma. Em seguida foi irrigada cada planta com regador para não sofre estresse hídrico. Figura 1: Transplantio da abobrinha no dia 24 de outubro de 2014.
As irrigações com regador foram feitas diariamente pelo coordenador ou por um dos ajudantes do manejo da cultura. Quatorze dias após o plantio as plantas de abobrinha (Figura 2) estavam vigorosas e saudaveis. Mostrando uma boa adaptação a horta. Entretanto teve a inceidencia de mosca-branca na área de manejo. Para o controle dessa praga que ataca varias culturas e pode ser vetor de doenças foi aplicado no dia 10 de novembro por meio de bomba costal Actara (Insecticida sistémico de rápida acção e elevada persistência que controla eficazmente um vasto número de pragas) e Tiger (inseticida fisiológico juvenóide, análogo ao hormônio juvenil, regulador de crescimento de insetos).

(a)

Relacionados

  • Todos
    74144 palavras | 297 páginas
  • Guia Alimentar
    80452 palavras | 322 páginas