Relatorio da central de material e esterilização e centro cirúrgico e laboratorio de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ NOVAFAPI.
CURSO: ENFERMAGEM/MANHÃ – 6º PERÍODO
DISCIPLINA: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERIOPERATÓRIO
PROFESSORA: IVONIZETE PIRES RIBEIRO
SARAÍ DE BRITO CARDOSO




RELATORIO DA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO E CENTRO CIRÚRGICO E LABORATORIO DE ENFERMAGEM

Componentes: (P07)Karolina Ibiapina
Deusmarina Sampaio
Francisco Julielson
FelipeJamily de Castro
Márcia Virgínia
Nayara Bayma
Onna LaysTERESINA-PI
2011

INTRODUÇÃO

A Central de Material e Esterilização é o conjunto de elementos destinados à recepção, expurgo, preparo, esterilização, guarda e distribuição do material para as unidades do estabelecimento de saúde. É uma unidade de apoio técnico, a qual se propõe a prestar um serviço, que possamos assegurar o controle deartigo médico hospitalares, assim como a distribuição de material estéril para todo o hospital, garantindo a qualidade e contribuindo para a prevenção e controle da infecção hospitalar. Sua visão consiste em prestar um serviço com maior nível de segurança no processamento dos artigos médico hospitalares, garantindo a qualidade e proporcionando condições seguras de assistência ao paciente com amissão de fornecer materiais desinfetados e esterilizados, contribuindo para a prevenção e controle da infecção hospitalar. O planejamento desta Unidade é de suma importância, considerando-se as diferentes etapas do processamento dos materiais, até a sua distribuição as Unidades do hospital. Por isto deve ser executado por equipe multiprofissional, cuja atenção deve estar voltada para a dinâmica defuncionamento do setor.
Existem três tipos de Central de Material:
Descentralizada: Cada unidade ou conjunto de unidades do hospital é responsável por preparar e esterilizar os materiais que utiliza;
Semi-centralizada: Cada Unidade prepara os seus materiais, mas encaminha à Central de Material para serem esterilizados;
Centralizada: Os materiais de uso em todas as Unidades do hospital sãototalmente processados na Central de Material.

Segundo o Ministério da Saúde a unidade de centro cirúrgico é o conjunto de elementos destinados às atividades cirúrgicas, bem como à recuperação pós-anestésica e pós operatória imediato.
O Centro-cirúrgico (CC) pode ser considerado uma das unidades mais complexas do hospital devido sua especificidade, presença de agente estressores devido àspossibilidades de risco à saúde a que os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos à intervenção cirúrgica.
O CC é constituído de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia em condições de segurança para o paciente, e de conforto e segurança para as equipes que o assiste.
Sendo um setor de circulação restrita, destacam-se, entre suas finalidades, a realização de procedimentoscirúrgicos devolvendo os pacientes às suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; otimização de campo de estágio para a formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos; e o desenvolvimento científico para o aprimoramento de novas técnicas cirúrgicas e afins.
Realizamos visita ao Centro Cirúrgico do HGV e HSP, sendo este atualmente um serviço apenas de...
tracking img